Consórcio sendo menor de idade, posso fazer?

0
5417
Consórcio menor de idade
Consórcio menor de idade
4.3/5 - (6 votes)

Consórcio sendo menor de idade é possível fazer? Veja agora!

Consórcio sendo menor de idade é possível fazer, sim! O objetivo de investir pode vir desde pequeno, o preparo para o futuro é sempre uma excelente opção, já que a vida é cheia de imprevistos, não é mesmo?

Essa é uma dúvida que muitos pais têm na hora de fazer o consórcio, pensando no futuro do filho, ou mesmo um jovem, querendo construir seu patrimônio desde cedo.

Consórcio sendo menor de idade é possível sim!
Consórcio sendo menor de idade é possível sim!

Por isso, vamos esclarecer algumas regras que o titular ou responsável precisa ficar atento.

 

O consórcio é muito procurado pelas vantagens que ele oferece. A principal delas é que não tem juros, além de prazos e planos que facilitam na hora de investir.

Consórcio sendo menor de idade: Grupo

O grupo é formado por pessoa física e jurídica, todos com um interesse em comum, seja para a compra de uma casa ou carro, aumento de patrimônio ou primeira conquista, quem sabe, até planejar uma viagem.

A formação do grupo é feita por segmento de interesse. Então, se você quer comprar uma casa, por exemplo, os demais participantes do seu grupo terão esse mesmo objetivo.

Quando contemplado o participante pode iniciar a compra seguindo aquele segmento. Claro que dentro de um imóvel, há possibilidades como lote, apartamento, terreno, construção e outros.

Menores de idade podem sim planejar a compra de um bem
Menores de idade podem sim planejar a compra de um bem

Menores de idade podem fazer adesão do consórcio?

Entendendo um pouco mais sobre a formação do grupo, podemos afirmar que sim! E isso é uma ótima notícia para quem pensa no futuro.

A menoridade não impede a adesão ao consórcio, mas é necessário ficar atento a alguns detalhes, para que no momento da contemplação possam usar o crédito.

Segundo o código civil brasileiro, uma pessoa que responde pelos seus atos em todos os aspectos, são maiores de 18 anos. Podendo contratar e cancelar serviços, quando quiser.

Agora, no caso de  jovens com 16 até 18 anos, na mesma constituição são considerados relativamente capazes, porque estão começando a vida adulta.

Nesse momento o jovem pode assinar o contrato, desde que os pais também assinem como responsáveis.

Também é possível que menores de 16 anos participem do consórcio. Mas eles são representados pelos pais, tutores ou procuradores, o consórcio fica no nome do menor, mas quem responde é o responsável.

É Importante saber que ao ser contemplado, todos os participantes passam por uma análise de crédito. Nesse momento, será levado em consideração as possibilidades financeiras do menor e dos pais.

Novo HB20 para publico jovem
Novo HB20 para publico jovem

Consórcio sendo menor de idade: Pessoa jurídica também pode fazer?

Sim, muitas empresas familiares pensam nos seus pequenos e estes também podem fazer parte do consórcio. Lembrando que o titular da cota será a empresa.

A assinatura no termo de adesão deve ser feita pelo responsável pela empresa, comprovado pelo contrato social. Assim, podem criar um futuro melhor para os jovens.

Junto com o termo de adesão, deve ter uma permissão dos demais sócios. No consórcio há responsabilidades que precisam ser mantidas para que a saúde financeira do grupo seja boa.

Seu carro com 18 anos é possível!
Seu carro com 18 anos é possível!

Menor de idade também participa da assembleia de contemplação?

Sim. Desde que a documentação seja aceita pelo jurídico da administradora o menor é participante da assembleia como qualquer outro.

Também tem as mesmas responsabilidades quanto ao pagamento. Ou seja, para participar da assembleia o menor ou os pais, devem fazer o pagamento até o vencimento.

Dessa forma, concorrem normalmente a assembleia, quando contemplados, podem iniciar o faturamento do que investiram. Alguns optam por receber em dinheiro quando quitados e contemplados por mais de 180 dias.

Menores de idade podem participar do consórcio pensando no investimento futuro. Para que tudo funcione em perfeita harmonia é necessário ficar atento as regras de documentos.

Cada administradora tem suas regras e formalidades. Embora haja lei que a regulamente é necessário saber detalhadamente como proceder.

Consórcio sendo menor de idade
Consórcio sendo menor de idade

Consórcio sendo menor de idade: Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

A vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Consórcio sendo menor de idade: Benefícios do Consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Caso haja valores não utilizados da carta de crédito, mesmo depois da retirada do veículo, o cliente pode pagar a documentação do automóvel, acrescentar algumas opções e pagar o seguro;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e SIMULE AQUI a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio