Como funciona um Consorcio? Vantagens e desvantagens para você

159
Como funciona um Consorcio? Vantagens e desvantagens para você
5 (100%) 8 vote[s]

Como Funciona um Consórcio na prática? Veja essa matéria feita exclusivamente para você!

Como funciona um consorcio de forma simples? Se você está pensando e pesquisando sobre a melhor forma de adquirir um bem, com certeza encontrou o consórcio como opção. 

Pode ser que você já tenha ouvido falar sobre consórcio, mas não sabe na prática, de forma simples como ele funciona e se é um negócio para você ou não.

como funciona um Consorcio
como funciona um Consorcio

Como funciona um consórcio? Explicação simples e objetiva.

A compra por consórcio é muito simples. Baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo, retirar um bem (casa, carro, moto, etc.).

Todo mês, essas pessoas pagam parcelas mensais que somam um montante. Esse montante arrecadado servirá para que este grupo entregue bens mensalmente através da administradora de consórcio, que é a empresa responsável por organizar tudo isso.

Ou seja, por ser uma compra em grupo ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra, como por exemplo o financiamento.

grupo de consorcio
grupo de consorcio

Como funciona para retirar um bem no consórcio?

Primeiro de tudo, existem duas opções para você planejar a retirada do seu carro, casa, moto, ou outro bem através do consórcio. Veja abaixo:

Como funciona um consorcio: Sorteio

A primeira coisa sobre como funciona um consorcio é saber que a melhor forma de você retirar um bem por consórcio é o sorteio. Sendo contemplado através dos sorteios mensais você não precisa dar nenhum lance para pegar seu bem.

Então imagina você pagar apenas suas parcelas mensais e sendo contemplado retirar seu carro ou imóvel sem dar 1 real a mais para isso!

Os sorteios ocorrem mensalmente em dia e horário específico e para garantir sua participação é necessário apenas pagar suas parcelas em dia.

Em cada administradora o sorteio é feito de maneira diferente. Algumas fazem através da loteria federal e outros fazem através de globos de sorteio. Devido a isso, a escolha do número sorteado mensalmente é 100% segura e imparcial.

sorteios ocorrem mensalmente
sorteios ocorrem mensalmente

Como funciona um consorcio: Lance

Depois do sorteio, sobrando dinheiro, o grupo entregará carros através de lance. O lance funciona como uma antecipação de retirada que você pode fazer.

Suponhamos que você tenha um recurso financeiro guardado ou um carro, casa, moto que queira se desfazer e antecipar a retirada deste novo bem através do consórcio. Você faz a oferta de lance através do sistema sem pagar nada a princípio.

Depois disso, aguarde a assembleia mensal. E verifique se o valor que você ofertou se encaixou entre um dos maiores valores ofertados naquele mês. Caso tenha se destacado como um dos primeiros, você ganhou a retirada do seu bem!

Como resultado você paga o lance somente após a certeza da contemplação e já pode usufruir do seu novo bem!

oferta de lance através do sistema
oferta de lance através do sistema

Veja os principais Benefícios de um Consórcio

Como funciona um consorcio? Apenas no 1º trimestre de 2019 quase 700 mil pessoas adquiram bens através do consórcio. Ou seja, é uma categoria que cresce absurdamente no país.

Tanto pela facilidade quanto pela economia os brasileiros estão mais conscientes escolhendo poupar.

Compra planejada:
A possibilidade de você se arrepender por comprar algo de forma planejada é quase 0%. Consequentemente, comprar algo planejando é garantia de economia e bom negócio!

Como funciona um consorcio: Isenção de juros

O consórcio é isento de juros, como resultado você economiza (dependendo do bem) de 30% a 80% sobre o valor total que pagaria em outro tipo de compra.

Prazos flexíveis: O consórcio possui prazos de 12 meses até 113 meses e isso faz com que você compre o que deseja de acordo com o que fica confortável no seu orçamento.

Acima de tudo, lembrando que, mesmo que adquira em um prazo longo, pode antecipar pagamentos de parcelas para quitar no tempo que preferir.

flexibilidade do plano
flexibilidade do plano

Parcelas baixas:
Você tem a liberdade de escolher o valor de crédito que precisa, portanto, consegue ajustar o valor de parcelas e prazo dentro do que fica melhor para sua realidade.

Como funciona um consórcio – Liberdade de compra: Sendo contemplado no consórcio, o crédito é disponibilizado e você tem a liberdade de adquirir o bem no local que preferir.

Por exemplo, você foi contemplado em um consórcio de imóvel. Com o crédito imobiliário disponível você escolhe o local que deseja comprar sua casa, apartamento, se vai construir, reformar ou investir.

Poder de comprador à vista: Dentro disso, assim que você for contemplado a administradora pagará o crédito à vista integralmente no local que você preferir. Te dando um poder imenso de barganha e negociação!

É como se você pagasse à vista mesmo sem entrada!

troca de carro no consorcio
troca de carro no consorcio

Como funciona um consórcio: Como e onde acompanho as assembleias mensais do meu grupo?

Primeiro de tudo, após iniciar seu plano de consórcio, você deve receber seu número de grupo, cota e senha de acesso. Junto também deve ir um link para que você acompanhe suas assembleias mensais.

Seu número de grupo representa o local que você está inserido. Sua cota representa sua identificação pessoal dentro deste mesmo grupo e com sua senha de acesso você acompanha o resultado das assembleias mensais.

Para acompanhar suas assembleias mensais você não precisa ir a nenhum local. Algumas administradoras disponibilizam o vídeo ao vivo da assembleia mensal através do acesso online e outras o resultado apenas.

Como acompanho as assembleias do meu grupo
Como acompanho as assembleias do meu grupo

Como funciona um consórcio: Como sei que o Consórcio é Seguro?

Toda administradora de consórcio confiável e idônea é fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Inclusive, este órgão pontua e audita as reclamações das administradoras e as penaliza em caso de casos dados como procedentes.

Portanto, se você quer fazer um negócio 100% confiável, verifique. Se a administradora que você está cotando tem uma boa pontuação no Banco Central do Brasil e não em sites paralelos.

Primeiro de tudo, ao se inscrever em um consórcio você deve receber o contrato para leitura. Depois disso, solicite o regulamento do plano (que contém informações adicionais).

Como funciona um consorcio? E quanto aos pagamentos mensais, você sempre receberá boletos registrados em nome da administradora de consórcio. Ou seja, poderá verificar ao efetivar o pagamento se o valor pago vai realmente para a administradora ou para terceiros.

Após isso, acompanhe pelo seu acesso online se o pagamento caiu (dentro de 24h ou 48h úteis).

consorcio pela internet é seguro?
consorcio pela internet é seguro?

Quais as principais taxas de um consórcio?

Como você já deve ter ouvido falar, consórcio não tem juros. Até porque, sabemos que juros é o rendimento das instituições financeiras (principalmente Bancos) que se obtém quando se empresta dinheiro por um determinado período.

No consórcio você não “pega dinheiro emprestado” com uma instituição financeira. E sim faz um autofinanciamento com os participantes do grupo, você fica isento dos juros bancários.

Antes de falarmos das taxas que uma administradora de consórcio cobra, vamos entender o que ela faz e qual seu papel.

Primeiro de tudo, a administradora faz a gestão do grupo e de todos que dele participam. Ela organiza o caixa, realiza as assembleias mensais com ordem e clareza para todos os envolvidos. Faz o pagamento dos créditos contemplados, orienta, auxilia e conduz todo o processo de documentação, do início ao fim.

Powered by Rock Convert

A administradora enviará seus boletos mensais por e-mail, correios, SMS (algumas) e disponibilizará para você atendentes especializados para te auxiliar sempre.

como funciona um consorcio
como funciona um consorcio

Do mesmo modo, devido todo suporte oferecido pelas grandes administradoras de consórcio, existe um valor de taxa administrativa. Toda administradora cobra autorizada pelo Banco Central do Brasil.

Como funciona um consórcio: Taxa administrativa

As taxas variam muito de um produto para outro (imóvel, carro, moto, serviços, caminhão, etc). Também variam de acordo com o prazo escolhido por você para pagar seu plano de consórcio.

Há taxas que vão de 9% até 28% diluídas ao longo do plano, portanto, é bom pesquisar para poder enfim escolher a administradora que tem as melhores taxas e o melhor atendimento.

Sabemos que em um financiamento bancário os juros podem ir de 45% até 132% em média. Ou seja, a economia com o consórcio mesmo pagando a taxa administrativa é enorme! 

Taxa de fundo de reserva

algumas administradoras que cobram além da taxa administrativa, taxa de fundo de reserva. Essa taxa refere-se a um valor que todos do grupo pagam para que, caso haja inadimplência no grupo, este fundo cubra e não prejudique os participantes.

Tal taxa pode ir de 2% do valor do crédito contratado até 6% dependendo da administradora.

Ao fim do plano, restando valores deste fundo de reserva não utilizado, é devolvido aos consorciados do grupo, porém, na prática, nunca integral.

Sendo assim, opte por uma administradora que tem grupos saudáveis mesmo sem cobrança de fundo de reserva, é a melhor opção.

o que é taxa de fundo de reserva no consorcio
o que é taxa de fundo de reserva no consorcio

Como funciona um consorcio: Seguro prestamista

Além dos pontos citados acima (taxa administrativa e taxa de fundo de reserva), dentro do valor das parcelas do consórcio estará o seguro prestamista.

Este seguro prestamista serve como uma proteção ao cliente contra morte e invalidez permanente e para a administradora como proteção contra inadimplência.

Caso ocorra morte ou invalidez permanente de um cliente (de acordo com a apólice e regulamento do consórcio) o bem é quitado e entregue à família ou é dado o dinheiro em espécie.

E no caso da administradora, o seguro quita o “furo” deixado pelo consorciado e não prejudica os demais participantes.

Em algumas administradoras este seguro é opcional, em outras, obrigatório. Ao fazer a compra de um carro ou casa por exemplo, é interessante ter esse respaldo e segurança para sua família. Afinal, nunca sabemos do dia de amanhã.

seguro prestamista no consorcio
seguro prestamista no consorcio

Como funciona um consórcio: Realmente consórcio é melhor que financiamento?

Tanto o consórcio quanto o financiamento são meios de você adquirir um bem. As principais diferenças encontram-se nas condições e burocracias envolvidas para a aquisição.

Vamos simular que você tem interesse em adquirir um IMÓVEL, acompanhe a imagem abaixo:

financiamento x consorcio
financiamento x consorcio

Na imagem acima, os dados são o mais próximo possível da realidade atual de um financiamento bancário para uma pessoa de 28 anos.

Entrada

Como podemos notar, através do financiamento imobiliário é solicitado no mínimo 20% de entrada, sendo que no consórcio não há obrigatoriedade. E sabemos que até pouco tempo a Caixa estava pedindo 50% de entrada.

Prazo de pagamento

Outra diferença enorme é o prazo, como podemos ver no consórcio o prazo é de 200 parcelas e no financiamento 360, são 160 meses (13 anos) a mais.

Como funciona um consorcio: Burocracias e aprovação

Ao chegar no valor de parcelas vemos que também são maiores. A burocracia de aprovação de um financiamento também é enorme (se você já tentou sabe do que estamos falando). E no plano de consórcio você tem facilidade tanto para adquirir, quanto para retirar o imóvel de forma muito mais facilitada.

Como funciona um consórcio – Valor final pago

E por fim, o valor total deixa claro para nós que a longo prazo, mesmo com as atualizações anuais do consórcio o valor final fica cerca de R$ 55.178,30 a menos do que em um financiamento bancário!

como funciona um consorcio
como funciona um consorcio

Como funciona um consorcio: Fazer Consórcio pela internet ou pessoalmente? O que é mais seguro?

Quando uma pessoa inicia uma pesquisa sobre um assunto, normalmente vai primeiro na internet buscar informações e somente depois vai atrás para adquirir o bem. Porque estamos falando disso?

Acreditamos nas informações dadas por sites e empresas online que se mostram especializadas, porém, na hora de comprar desconfiamos… Isso não faz sentido!

Cada vez mais as pessoas estão com o tempo curto e procurando alternativas rápidas e eficientes para ganhar tempo e ter um atendimento especial. Então vem a pergunta: Consórcio pela internet é seguro?

Como funciona um consorcio: Atendimento pessoal

Atualmente o consórcio é vendido em todos os locais do país, porém, é necessário tomar cuidado com o local onde se adquire o plano.

Concessionárias locais podem comercializar consórcio. Porém, seu foco é em financiamento. Existindo assim um déficit de informações sobre o consórcio, caso você precise.

Outro fator a ser analisado é se o grupo é regional ou nacional. Grupos regionais são apenas de uma cidade ou outra demorando muito para formar e entregando poucos bens.

E também, caso ocorra um problema na cidade que afete os moradores, o grupo será altamente afetado!

os grupos nacionais são muito mais saudáveis e entregam uma quantidade maior de bens mensalmente. Também correm poucos riscos em relação a problemas de inadimplência e afins.

consorcio pela internet ou pessoalmente?
consorcio pela internet ou pessoalmente?

Como funciona um consorcio? Muitas pessoas acreditam que por ir diretamente em uma loja falar pessoalmente com um vendedor estarão longe de problemas. Mas na verdade é o contrário. O que garante uma compra segura atualmente é o contrato e respaldo que você terá.

Até porque a loja em si pode fechar e o vendedor sumir, ficando você a ver navios.

A segurança de uma compra está no CNPJ da empresa, contrato, regulamento, boleto registrado e 0800 de uma central existente. Juridicamente, estes pontos que são levados em consideração e não se você comprou pessoalmente ou não.

Como funciona um consorcio: Compra através da internet

Obviamente uma compra pela internet precisa de cuidados, tais como:

  • Pesquise sobre a empresa no Banco Central e através do CNPJ que consta em contrato
  • Verifique se a mesma possui um número de 0800 para que você trate diretamente
  • Leia o contrato e regulamento e certifique-se de tirar todas as dúvidas
  • Efetue pagamentos apenas através de boletos registrados em nome da administradora e NUNCA de terceiros

Tomando estes cuidados você fará uma compra segura e muito viável. 

Além disso, pesquisando empresas pela internet você tem muitas opções de administradoras. Inclusive planos, taxas, prazos e parcelas. Podendo assim escolher o que realmente você mais gostou. E até o mais barato.

Desta forma, concluímos que a compra pela internet de forma responsável é a melhor opção. Principalmente para se adquirir um consórcio e acompanhá-lo mensalmente.

compra pela internet
compra pela internet

Espero que tenha gostado das explicações de como funciona um consorcio de forma simples e prática! Quer saber mais sobre como funciona um consórcio e temas específicos? Navegue em nosso blog e veja nossas matérias exclusivas!

Quer simular seu consórcio conosco?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: http://c8a9d1f.contato.site/55A34.