Pagar meu consórcio: Como conseguir me organizar com as parcelas?

0
7643
o que acontece se não conseguir pagar meu consórcio
o que acontece se não conseguir pagar meu consórcio
4.3/5 - (3 votes)

Pagar meu consórcio: O que acontece caso não consiga pagar?

Muitas pessoas entram no consórcio com muitas dúvidas, uma delas é “e se eu não conseguir pagar meu consórcio, o que acontece?” Dúvida essa que pode colocar sua decisão em risco, por esse motivo, vamos abordar um pouco mais sobre esse assunto, para que você invista o seu dinheiro sem medo.

Uma das decisões que devem ser tomadas é sobre o valor necessário para comprar o que tanto deseja, quanto seria necessário para realizar o seu sonho?

Ao responder essa pergunta, faça uma simulação e veja se as parcelas cabem no seu bolso. Assim, você pode investir com sabedoria o seu dinheiro, com reais possibilidades de comprar o que planejou.

Após definir quanto será necessário para aquisição do seu bem, defina o prazo. Ou seja, quantas parcelas serão necessárias para quitar a carta de crédito contratada no consórcio.

Esses são as situações iniciais que podem ajudar você a tomar melhores decisões na hora de fazer adesão no consórcio.

Organizando minhas parcelas no consórcio
Organizando minhas parcelas no consórcio

Não consigo pagar meu consórcio, o que devo fazer?

Sabemos que situações inesperadas podem acontecer, e somos obrigados a deixar de cumprir com certas obrigações, como o pagamento da mensalidade do consórcio.

Há algumas possibilidades que podem ser usadas para manter sua cota ativa no grupo, veja:

* Diluir até 3 mensalidades nas demais, até a quitação. Lembrando que isso pode variar de uma administradora para outra;

* Em caso de desemprego, acidentes, falecimento, você pode acionar o seguro prestamista;

* Reduzir a linha de crédito para ter um valor mais acessível e pagar menos, sem comprometer tanto a sua renda;

Em casos mais extremos, onde infelizmente não é possível manter os pagamentos, quando inadimplente por mais de 90 dias, a cota é cancelada automaticamente.

A ausência de pagamentos é prejudicial ao grupo. Uma vez que todos contam com o seu dinheiro para realizar seus sonhos.

Não consigo pagar meu consórcio
Não consigo pagar meu consórcio

Se você está contemplado, ainda não comprou nenhum bem e não consegue pagar as mensalidades, você pode avaliar o pedido de seguro prestamista.

Se estiver dentro dos critérios e contratado, poderá fazer uso e manter o investimento ativo, no entanto, se houver ausência de pagamento por mais de 90 dias, será descontemplado e cancelado.

Contemplado e faturado | Dicas de consórcio
Contemplado e faturado | Dicas de consórcio

Não consigo pagar meu consórcio – Contemplado e Faturado

Quando você tem uma cota contemplada e usou o crédito para comprar algo importante, seu compromisso com o grupo é maior, pois outras pessoas contam com você.

Assim como você recebeu o crédito para tornar real o que tanto planejou, outros também aguardam pela contemplação, na ausência de pagamento, por longo período, começarão as ações de cobrança.

As ações de cobrança inicialmente são amigáveis, até chegar em estágio de negativação e em último caso apropriação do bem para que seja leiloado a fim de quitar os débitos.

Mas calma, até chegar a esse ponto, muita coisa pode acontecer! O importante é manter contato com a administradora, ela poderá ajudar mais do que você imagina.

O que acontece com meu dinheiro
O que acontece com meu dinheiro

O que acontece com meu dinheiro quando não consigo pagar o consórcio?

Se você estava contemplado e não comprou nada ou estava apenas investindo, o seu dinheiro ficará aplicado numa conta com rendimentos similares a uma conta poupança.

O número da sua cota continuará participando das assembleias, apenas na modalidade de cancelados.

Portanto, quando o seu número for sorteado, poderá receber o dinheiro de volta. Lembrando que isso pode acontecer até o encerramento do grupo.

Não consigo pagar o consórcio, mas posso voltar a investir no futuro?
Não consigo pagar o consórcio, mas posso voltar a investir no futuro?

Se não conseguir pagar meu consórcio o que acontece? Posso voltar a investir no futuro?

Se por alguma razão, naquele momento, você não puder manter o investimento e a única solução for o cancelamento, fique tranquilo! Você pode voltar a investir futuramente.

Lembrando que há um número de vagas no grupo, o retorno ao grupo está sujeito a disponibilidade. Caso deseje reativar a cota, faça contato com a central de atendimento.

Certamente eles tentarão localizar uma vaga no grupo. É Importante saber que as parcelas  que não foram pagas, serão redistribuídas nas restantes.

Dessa forma, caso você pense em reativar a cota, faça o quanto antes para que as parcelas permaneçam pequenas e caibam no seu bolso.

Não consigo pagar o consórcio | Dicas de consórcio
Não consigo pagar o consórcio | Dicas de consórcio

Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

Dessa forma, a vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e simule aqui a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio