Parcela após o vencimento: Participarei da assembleia?

0
3598
Parcela em atraso e agora?
pagar a parcela após o vencimento
Rate this post

Parcela após o vencimento: Saiba o que acontece e veja como evitar

Muitas questões envolvem a participação do consorciado na assembleia, uma dúvida que muitas pessoas possuem no início do investimento é: “se eu pagar a parcela após o vencimento, participarei do sorteio? ”

O pagamento é uma das peças mais importantes para que você conquiste o seu bem no consórcio, porque é através da reunião de contribuições que os participantes podem receber o crédito assim que contemplados.

Quando você ou qualquer outro participante do grupo deixa de efetuar o pagamento na data correta, a arrecadação é menor que o esperado, reduzindo assim, o número de possíveis contemplados.

Para participar da assembleia de contemplação é necessário fazer o pagamento da mensalidade até o vencimento.

Por que devo pagar as parcelas até o vencimento?

A empresa que administra os recursos só pode usar as contribuições dentro do mês, por isso, há vários vencimentos e você pode escolher a melhor data dentro das suas condições.

Após virar o mês, por questões contábeis a empresa não pode utilizar mais o dinheiro para contemplar os participantes, por isso, é importante fazer o pagamento até o vencimento, para garantir sua participação.

Parcela após o vencimento: Entenda as desvantagens
Parcela após o vencimento: Entenda as desvantagens

O valor pago fora do vencimento é acumulado para a assembleia seguinte, mas isso não garante sua participação no futuro sorteio, se deseja realmente participar da assembleia do mês é necessário pagar a mensalidade respeitando o prazo estabelecido.

Parcela após o vencimento: Como manter as parcelas em dia? 

Algumas correspondências podem extraviar ou atrasar o envio do seu boleto, e para evitar esse risco, você pode contar com outros canais e solicitar a segunda via do boleto.

Algumas administradoras dispõem de serviço de autoatendimento, outras pelo telefone, chat, e-mail ou até mesmo presencial, o importante é que você não fique sem o boleto.

Também é importante confirmar se os dados cadastrais estão corretos e completos, muitas correspondências não são entregues por falta de dados atualizados.

Isso garante o contato da administradora quando necessário, principalmente se tiverem que notificar a contemplação ou entrega de documentos para faturamento.

Também é possível ativar o pagamento através do débito automático, assim, você não precisa se preocupar em correr até o banco ou em pagar o boleto em cima da hora.

Se preferir, há outras opções que podem ajudar o cliente a manter o pagamento em dia, como o  DDA onde o banco identifica os boletos com o número do seu CPF.

Assembleia de contemplação, como funciona?

Mensalmente todos os participantes que contribuíram até o vencimento do boleto, têm o número da sua cota inclusa entre os possíveis sorteados.

Algumas administradoras optam por realizar a própria assembleia e outras utilizam a loteria federal, independentemente do método, as empresas que administram o consórcio devem zelar pela transparência.

Parcela após o vencimento: Como me organizar?
Parcela após o vencimento: Como me organizar?

A maioria dos participantes preferem as empresas que realizam o próprio sorteio, seja televisionado ou virtual.

Durante o evento mais esperado do mês, é retirado um número que corresponde a um único participante, assim, o sistema identifica quem é e qual o valor do crédito.

Havendo saldo, outra cota pode ser contemplada por lance.

Parcela após o vencimento: Como posso ser contemplado? 

É interessante saber que dentro do grupo há vários créditos e durante a assembleia a administradora deve contemplar o maior número de pessoas.

O resultado da assembleia é colocado à disposição alguns minutos após os sorteios das cotas, assim, a administradora terá o tempo necessário de avaliar se o participante contemplado está dentro dos critérios para receber o crédito.

Tenha em mente a seguinte ideia:  “se eu pagar a parcela até o vencimento, vou participar da assembleia de contemplação”

É compreensível que imprevistos possam ocorrer, mas esteja ciente que pagar após o vencimento poderá comprometer sua participação na assembleia e você pode demorar um pouco mais para realizar o seu sonho.

Caso seja necessário atrasar uma mensalidade, converse com a administradora. Muitas vezes ela tem a solução certa para você e quem sabe, poderá te ajudar?

Parcela após o vencimento: Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Como funciona o Consórcio?
Como funciona o Consórcio?

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

Dessa forma, a vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Benefícios do Consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • Prazos estendidos em até 112 parcelas em algumas modalidades;
  • Liberdade na compra do bem (você pode adquirir automóveis 0km ou seminovos com até 10 anos de fabricação);
  • Não é necessário ter nome limpo para iniciar o plano de consórcio (apenas para retirar o carro na contemplação);
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Caso haja valores não utilizados da carta de crédito, mesmo depois da retirada do veículo, o cliente pode pagar a documentação do automóvel, acrescentar algumas opções e pagar o seguro;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Caso ocorra imprevistos que gerem atrasos nos pagamentos mensais, há a possibilidade de redução de crédito e negociação da parcela em atraso (antes da posse do bem);
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Portanto, além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e SIMULE AQUI a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio