Meu consórcio foi excluído, posso resgatar o valor pago?

0
9236
Consórcio Excluído cancelado como resgatar o dinheiro
Consórcio Excluído ou cancelado como resgatar o dinheiro
4.7/5 - (7 votes)

Consórcio excluído? Saiba como resgatar o valor pago pelos participantes

O consórcio é uma das melhores formas de comprar bens e pagar pouco pela aquisição, mas, imprevistos acontecem e caso haja um consórcio excluído, saiba que é possível resgatar o valor pago.

A participação no consórcio está relacionada ao pagamento das mensalidades em dia e mesmo que haja atraso na parcela, a existência do investimento não é comprometida.

Sabemos que imprevistos acontecem e mudam nossa prioridade em determinados momentos. Mas, se algum imprevisto aconteceu, fale com a administradora, ela poderá oferecer algumas possibilidades, por exemplo, diluir uma ou duas mensalidades nas demais faltantes.

Dessa forma, você evita que o consórcio seja excluído e mantém ativo o sonho de faturar o bem que tanto deseja, podendo retomar o pagamento no mês seguinte.

Consórcio excluído? O que acontece quando deixo de pagar as mensalidades?

Apesar dos imprevistos, é importante saber que outras pessoas também contam com você para receber o crédito e com isso, conseguirem realizar o sonho, seja da casa própria ou do carro 0km.

Quando um participante deixa de contribuir por 3 meses, algumas administradoras estipulam 3 assembleias e a cota é cancelada automaticamente, por acreditarem que o participante perdeu o interesse.

Consórcio excluído
Consórcio excluído

Após o cancelamento da cota, o consorciado participará de uma assembleia destinada apenas a investimentos cancelados.

É Importante lembrar que o valor não é devolvido de imediato, o participante poderá resgatar o valor pago quando contemplado na assembleia de cancelados.

Ter a cota cancelada no consórcio não é vantajoso para nenhuma das partes, veja o por que:

  • Consorciado: O valor devolvido não será integral pago, terá deduções de taxas;
  • Demais participantes: O valor arrecadado mensal será menor, já que não haverá a contribuição de todos os participantes, reduzindo assim, o número de contemplados por mês;
  • Administradora: A empresa terá menos recursos para investir em melhorias para atender os demais participantes.

Contemplação de cancelados

Mensalmente acontece a assembleia de contemplação e em seguida dos canceladas, funciona do mesmo jeito, no entanto, o contemplado como cancelado poderá resgatar o valor pago pelo consórcio, com dedução.

É importante saber o participante contemplado nessa assembleia receberá o valor deduzido de taxas, veja quais são:

  • Taxa administrativa;
  • Valor do bem;
  • Fundo de reserva;

Entanto, se você não é contemplado na assembleia de cancelados o seu dinheiro fica aplicado numa conta, rendendo juros similares a uma conta poupança, assim, você poderá receber um valor ajustado.

Quando contemplado na assembleia de cancelados o cliente receberá uma notificação, algumas administradoras enviam e-mail, outras ligam ou enviam cartas, por isso, mantenha o cadastro atualizado.

Veja nas cláusulas contratuais o que acontece quando sua cota é cancelada, pois em algumas ocasiões o cancelamento pode gerar deduções maiores.

Consórcio excluído? Como reativar a investimento no Consórcio

É possível resgatar o valor pago quando contemplado na assembleia de contemplação, mas, também é possível reativar o investimento no consórcio, sem perder o que já foi pago.

Quando a situação melhorar, o participante que teve o consórcio excluído, pode reativar o consórcio e investir novamente nos seus sonhos, as parcelas que deixou de contribuir são diluídas nas restantes.

Além disso, é possível reduzir ou aumentar o crédito se necessário, dentro das características do grupo, então vale a pena consultar sua administradora.

A reativação está sujeita a vagas e no máximo 12 meses para encerramento do grupo, então, fale com a administradora e saiba da disponibilidade de retomar o investimento.

O que acontece quando reativo o consórcio?

O participante que reativa a cota participará novamente da assembleia de contemplação, podendo receber o crédito a qualquer momento.

Consórcio excluído? Saiba como reativar
Consórcio excluído? Saiba como reativar

É Importante lembrar que para participar das assembleias de contemplação é necessário fazer todos os pagamentos em dia.

Muitos dos consorciados optam pelo débito automático para que suas parcelas sejam pagas na data de vencimento, também há a opção de DDA e acesso ao autoatendimento, onde o próprio participante emite o boleto.

Após reativar a cota, o participante também pode ofertar lance para aumentar as chances de contemplação e faturar o seu bem.

No consórcio há muitas possibilidades, vale a pena entrar em contato com a central de atendimento da administradora e encontrar a melhor solução para sua situação financeira atual.

Consórcio excluído? Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

Vantagens do consórcio
Vantagens do consórcio

A vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e SIMULE AQUI a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: http://bit.ly/NacionalConsorcio