Posso transferir meu consórcio para outra pessoa?

1
4942
Posso transferir meu consórcio para outra pessoa?
Posso transferir meu consórcio para outra pessoa?
Rate this post

Posso transferir meu consórcio para outra pessoa?

Transferir meu consorcio, todos estamos sujeitos a mudarmos de objetivo, seja por forças maiores ou por um desejo próprio. Por algumas razões, consorciados as vezes optam por um transferência do seu investimento, mas, é possível transferir meu consórcio para outra pessoa?

A resposta é sim, mas existem alguns “poréns” que você precisa saber e entender.

Transferir o consórcio para outra pessoa pode parecer complicado, mas não é!

Basta que o novo interessado atenda aos requisitos necessários, estipulados pela administradora, além disso, você precisa saber a diferença entre transferir o consórcio contemplado e não contemplado.

Posso transferir meu consórcio para outra pessoa?
Posso transferir meu consórcio para outra pessoa?

A participação do consorciado no grupo é muito importante, mas, em casos extremos que impossibilitam a sua presença entre os demais participantes, é melhor transferir o seu investimento do que cancelá-lo, por diversas razões.

Transferir meu consórcio, é a melhor solução?

Sabemos que situações inesperadas podem acontecer e podem mudar nossos objetivos financeiros, mas,  e cancelar um investimento como o consórcio, não é vantajoso por muitos motivos.

Uma das razões é que o grupo conta financeiramente com a sua participação e a segunda razão é que o valor investido não é devolvido no momento que o pedido de cancelamento é formalizado, além disso, não é devolvido o valor integral pago.

Não é vantajoso em nenhum aspecto cancelar a participação no consórcio, mas se, infelizmente a situação o impedir de continuar, você pode transferir o consórcio para outra pessoa.

A administradora e a transferência

Posso transferir meu consórcio para outra pessoa? Sim você pode, mas a primeira coisa que você precisa saber é que a administradora não intermediará a sua compra com outras pessoas, ou seja, você necessita encontrar alguém interessado em comprar o consórcio, então, procure parentes, amigos e pessoas conhecidas, que desejam investir.

A negociação do valor pago até o momento, também ficará a seu critério, quando estiver tudo de acordo, será agendado um dia e horário para que sejam assinados os documentos de transferência.

Essa reunião é informada com antecedência pela administradora, mas antes disso, você precisa ficar atento a duas situações:

  • Transferência com cota contemplada

A transferência com cota contemplada só pode ser usada quando a compra do bem não foi realizada, assim, o atual consorciado irá fornecer os dados do futuro participante para que seja feita uma análise de crédito.

Transferência da cota contemplada
Transferência da cota contemplada

Por meio de uma ficha cadastral, serão solicitados dados pessoais, profissionais e financeiros que serão levados em conta na hora da análise, podem acontecer algumas situações nesse momento, que são:

  • Apresentação do Fiador;
  • Apresentar um bem com um percentual maior que o crédito, esse pode variar de acordo com a compra;
  • Ter um percentual do crédito quitado;
  • Referências;
  • Analise negada, caso isso aconteça é necessário apresentar outro interessado.

Essas são algumas possibilidades que podem acontecer no processo de transferência do consorciado, além de pagar uma taxa que cobre despesas legais, por se tratar de um investimento, tudo é documentado e passa por cartório e outros órgãos de registros.

Para que a transferência aconteça, é necessário que o pagamento seja realizado. Para saber sobre o valor é necessário falar com a administradora, pois cada uma pratica valores e processos diferentes.

  • Transferência com cota não contemplada

O participante irá informar os dados do interessado, dessa forma, uma pré analise será feita para saber se os dados estão corretos e completos, para iniciar a nova documentação.

Nessa ocasião também é necessário o pagamento da taxa de transferência, diferente da outra situação, é necessário apenas pagar a taxa e informar os dados, para elaboração do novo contrato.

Lembrando que a análise feita nesse momento não impedirá o participante no futuro de receber o crédito, pois a avaliação financeira apenas é feita no momento da contemplação.

O que acontece se eu desistir do consórcio?
O que acontece se eu desistir do consórcio?

Cancelar não é vantajoso por diversos motivos, caso aconteça alguma situação que prejudique a sua contribuição financeira, fale com a administradora, ela está zelando pelo bem de todos e certamente indicará a melhor solução.

Transferir meu consórcio: Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

Dessa forma, a vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Como funciona o Consórcio
Como funciona o Consórcio

Transferir meu consórcio: Benefícios do Consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Portanto, além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e SIMULE AQUI a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativoclicando aqui: http://c8a9d1f.contato.site/F1B7E.

1 COMMENT

  1. olá fiz um consórcio com um colega meu ,mas eu comecei a pagar e ja vai fazer 1 ano que eu estou pagando ,ele não me ajudou ainda ,é melhor eu transferir para o meu nome é essa taxa é so desta forma que consigo passar para o meu nome ?

Comments are closed.