Posso cancelar o consorcio?

0
8380
end of relations(special f/x,made from my images)
Rate this post

Cancelar o consorcio: Saiba como fazer e entenda as consequências 

Cancelar o consorcio é o que passa na cabeça de algumas pessoas e hoje vamos orientá-lo sobre isso.

O consórcio é uma das melhores opções em investimento quando o assunto é comprar algum bem com custo baixo, mas há situações que nos obrigam a cancelar o consorcio. Situações essas, que fazem com que o contratante desista do investimento.

Mas, é possível cancelar o consorcio? Sim, você pode cancelar o consorcio desde que não tenha usado a carta de crédito para a compra do seu bem, mas, existem outras informações que você precisa saber antes de tomar essa decisão, veja nesse artigo!

Como Cancelar o Consorcio?

O primeiro passo ler seu contrato e saber o que ele diz a respeito, a segunda é entrar em contato com a administradora do consórcio para pedir informações em relação a desistência do contrato.

O contato é importante porque cada administradora possui processos internos diferentes, mas em resumo, para solicitar o cancelamento, o contratante deve escrever uma carta de  próprio punho e enviar por e-mail, ou entregá-la pessoalmente, no escritório da empresa.

Também é importante consultar administradora antes, visto que ela pode disponibilizar negociações, valores menores e outros auxílios que podem ser bons para você. Dessa forma você mantém o investimento e consegue realizar a compra do seu tão sonhado bem.

Outra possibilidade é transferir o consórcio para outra pessoa, assim, você pode negociar o valor que já foi pago. Lembrando que a administradora não faz o intermédio entre as partes.

Será necessário que todos os dados sejam apresentados e o interessado deverá apresentar todos os documentos solicitados pela administradora.

O que acontece ao cancelar o consorcio?

Ao formalizar o pedido de cancelamento a administradora informará o prazo de efetivação do processo, dentro desse período, ainda há chance de desistência, basta falar com o atendimento 24hs.

Devo cancelar o consórcio?
Devo cancelar o consórcio?

Quando a cota é cancelada definitivamente, o saldo investido mês a mês será devolvido por meio de sorteio.

Assembleia de contemplação ao cancelar o consorcio

No mesmo dia em que ocorre a assembleia de contemplação, responsável pela entrega da carta de crédito, acontece a assembleia para cancelados.

As mensalidades pagas pelos participantes são compostas pelos seguintes itens:

  • Taxa de administração: Valor estipulado no termo de adesão e diluído nas parcelas;
  • Fundo de reserva: Valor baixo que serve como uma segurança para o grupo em caso de necessidade, mas é devolvido no final aos participantes ativos;
  • Carta de crédito: Reunião de todos os recursos pagos para entregar o maior número de créditos;
  • Cancelados: Reunião de recursos pagos pelos participantes destinados a desistência.

Quando contemplado você receberá o valor pago, com deduções.

Qual a Vantagem em cancelar o consorcio?

Infelizmente, quando o contratante opta pelo cancelamento do consórcio e fica exposto por várias riscos e desvantagens, por três razões:

  1. Você deixa de contribuir mensalmente para que sua cota e a dos outros participantes recebam o crédito e comprem o que tanto desejam;
  2. O valor pago não é devolvido de imediato, como falamos acima, então você precisa aguardar ser contemplado para receber o valor pago e isso pode acontecer até o que o grupo se encerre;
  3. O montante é deduzido de taxa administrativa, ou seja, todos os meses é descontado um pouco para pagar o esforço da empresa para reunir e administrar todo o serviço.

Cancelei o consórcio, posso reativar?

Compreendemos que situações inesperadas podem acontecer e fazer com que o consorciado tome algumas decisões difíceis, assim como desistir do consórcio e formalizar o seu cancelamento.

Como reativar o consórcio?
Como reativar o consórcio?

Mas, você pode voltar a investir em um consórcio. O pedido é simples, você deve entrar em contato com a administradora e formalizar o pedido, logo você irá negociar o tempo que deixou de contribuir entre outros detalhes financeiros.

Lembrando que a reativação da cota está sujeita a disponibilidade de vaga, então, caso resolva retornar, entre em contato com a administradora o mais breve possível.

Se você receber o crédito como cancelado, infelizmente não é possível reativar a cota, mas também é possível realizar um novo investimento.

Posso cancelar o consorcio? Sim, mas é mais interessante repensar e analisar as possibilidades como redução de parcelas e transferência, mas caso seja inevitável, considere pelo menos a reativação do consórcio o quanto antes.

Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

A vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Benefícios do Consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Caso haja valores não utilizados da carta de crédito, mesmo depois da retirada do veículo, o cliente pode pagar a documentação do automóvel, acrescentar algumas opções e pagar o seguro;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Cancelar o Consórcio? veja quais são as desvantagens
Cancelar o Consórcio? veja quais são as desvantagens

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e SIMULE AQUI a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://goo.gl/vQyBbK.