Crédito do consórcio posso solicitar em espécie após quitar as parcelas?

0
1422
4.9/5 - (16 votes)

Crédito do consórcio posso solicitar em espécie após quitar as parcelas?

A princípio o crédito do consórcio é muito diferente das demais formas de financiamentos existente no mercado.

Com ele é possível investir em seus objetivos sem ficar preso a regras muito rígidas.

Com a carta de crédito o consorciado pode comprar seu bem ou serviço:

  • Á vista, permitindo o consorciado barganhar alguns descontos.
  • Onde preferir, dando ao consorciado mais opções para escolher o melhor preço entre fornecedores ou prestadores de serviços.
  • Com menor valor ao dá carta de crédito, podendo usar o restante para despesas burocráticas.
  • Com valor maior, ficando por conta do consorciado a diferença.
  • E caso mude de ideia sobre o que adquirir com o crédito ele pode optar por investir em outro bem/serviço. Desde que este seja pertencente à categoria que o consorciado esteja inserido.

No entanto se o consorciado quiser o valor do crédito em espécie isso é possível, mas é preciso se atentar á algumas regras.

Entenda como solicitar o crédito do consórcio em espécie!

Como havia dito o consórcio não segue regras muitas rígidas, mesmo assim possui algumas limitações para que as coisas funcionem em uma determinada ordem.

Mas ele continua sendo extremamente vantajoso, no final falaremos mais sobre suas vantagens!

Então para solicitar o crédito do consórcio em espécie, seguem-se os requisitos ditados pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

De acordo com a circular nº 3.432, o consorciado pode receber o valor em dinheiro se tiver quitado todas as parcelas do consórcio e após 180 dias (06 meses) da contemplação.

Por outro lado, o consorciado fica isento dessa espera de 180 dias após a data de contemplação, se o grupo for encerrado antes.

Isto é, a partir da data da última Assembléia Geral Ordinária (AGO), e claro o consorciado deve estar com todas suas parcelas do consórcio quitadas.

Se tudo estiver dentro destes critérios, a administradora de consórcio tem até 60 dias a partir da data da última assembléia para enviar uma carta ao consorciado, informando que o crédito do consórcio está disponível em espécie.

Contudo, se optar por aguardar os 180 dias após a data de contemplação, fique ligado.

Por que após contemplação o seu crédito para de ter atualizações e passa ter rendimentos.

Vamos entender um pouco sobre isso no próximo tópico!

Diverse group of people and savings concept illustration

Diferença Entre Rendimento e Atualização no Crédito do Consórcio

Certamente um grupo de consórcio pode durar muitos anos, alguns consórcio de imóveis, por exemplo, chegam durar até 15 anos.

Agora imaginem, os preços no mercado brasileiro mudam de ano em ano.

Então como seria estipular um crédito hoje, e garantir um poder de compra daqui cinco anos?

Bem complicado não é mesmo? Talvez precisasse de um calculo visando como seriam os preços do bem ou serviço para daqui cinco anos e solicitar um crédito neste valor.

Mas muito provavelmente você pagaria muito mais caro por isso, não é verdade?

Por isso o sistema de consórcio hoje garante a atualização do crédito, para aqueles que ainda não foram contemplados.

Esta atualização é feita de ano em ano ou sempre que o fabricante alterar o valor do bem, isso precisa ser analisado junto à administradora contratada.

Portanto feito a soma do novo valor do bem/serviço, administradora atualiza o valor das parcelas, para que o grupo possa contribuir de acordo com valor de mercado atualizado.

Porém para o consorciado já contemplado e que ainda não utilizou a carta de crédito, ele passa ter rendimentos financeiros sob o crédito do consórcio.

Esses rendimentos começam valer do primeiro ao terceiro dia útil após a contemplação, sendo válida até o último dia útil anterior a utilização.

Sendo assim ao receber a quantia em espécie o consorciado receberá o crédito atualizado até a data de contemplação, somado aos rendimentos financeiros acumulados durante o período que o crédito não foi utilizado.

As aplicações dos rendimentos sobre a carta de crédito é escolhida pelos integrantes do grupo de consórcio na primeira AGO.

Quais as Duas Aplicações Permitidas Pelo Banco Central do Brasil?

As duas aplicações permitidas pelo BACEN são:

  1. Títulos públicos federais registrados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), inclusive por meio de operações compromissadas; e
  2. Fundos de investimento e fundos de investimento em cotas de fundos de investimento constituídos sob a forma de condomínio aberto, que sejam classificados como de Renda Fixa e que incluam na sua denominação os sufixos Curto Prazo, Referenciado ou Simples, nos termos da regulamentação editada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Portanto fica ao seu critério analisar se vale à pena retirar o dinheiro em espécie, já que os rendimentos não garantem o poder de compra e sim apenas a atualização.

Benefícios e vantagens do Consorcio

  1. Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais Econômico que um financiamento);
  2. Variedade de prazos e planos;
  3. Prazos estendidos que vão até 112 parcelas em algumas modalidades;
  4. Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento bancário ou empréstimo;
  5. Compra planejada;
  6. Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, onde estiver;

Como faço meu consórcio?

Sem dúvida iniciar seu consórcio é bem simples. Nós do somos especializados a mais de 22 anos na venda e comercialização de produtos por consórcio.

Trabalhamos com grupos exclusivos e atendimento personalizado para suas necessidades.

Portanto oferecemos uma pós-venda do início ao fim do seu plano e você tem o acompanhamento específico de um dos nossos consultores até a retirada do bem.

Além disso, temos prazos de pagamento dilatados que vão de 32 até 112 parcelas. Nossos grupos em sua maioria já são em andamento com assembleia marcada e isentamos todos os nossos clientes de pagamento de taxa de fundo de reserva.

Portanto, sua economia e comodidade serão certas. Atendemos todo o território nacional, converse com um dos nossos especialistas e a compra do seu bem!

Quer informações?

Fale conosco agora mesmo ligando-nos 0800 580 0249 ou envie uma mensagem no WhatsApp: https://wa.me/Consórcio