Construir ou comprar um imóvel pronto? Saiba agora!

0
1991
5/5 - (18 votes)

Construir ou comprar um imóvel pronto? Saiba agora!

Nesse artigo, você conhecerá as vantagens e desvantagens de construir ou comprar um imóvel pronto para morar. Diariamente recebemos questionamentos em relação a compra do imóvel, portanto, o objetivo do texto é esclarecer os pontos principais e ajudá-los na tomada de decisão.

Quem nunca se imaginou dono de um imóvel na medida certa? Pois é, cada pessoa tem um gosto particular sobre como deseja planejar a construção de sua casa, bem como tamanho, área útil, área para lazer e por aí vai, não é mesmo?

Abaixo, separamos algumas vantagens e desvantagens para você que pensa em construir sua casa:

Construir seu próprio imóvel traz a vantagem de decidir exatamente como será cada cômodo.

Você também poderá decidir entre ter uma, duas ou mais vagas na garagem, quantos dormitórios e banheiros a casa terá, entre várias outras possibilidades. Portanto, a flexibilidade e liberdade de escolha são pontos que nos levam a optar por construir o próprio imóvel.

Construir ou comprar imóvel pronto
Construir ou comprar imóvel pronto

Mas nem tudo são mil maravilhas, há diversos problemas que devem ser levados em conta antes de decidir por construir uma casa, veja abaixo:

Tempo: Sabemos que não se constrói uma casa da noite para o dia. O tempo médio pode variar bastante, podendo levar de 4 meses a alguns anos dependendo do padrão, tamanho e disponibilidade de mão de obra.

Documentação: São necessárias documentações e liberações de profissionais da área para que você possa iniciar a construção do seu imóvel, bem como: Plantas arquitetônica/baixa, fachadas e telhados, estrutural, elétrica, telefônica, hidros sanitária; Memorial Descritivo; Cronograma de execução de obra; ART – Anotação de Responsabilidade Técnica ou RRT – Registro de Responsabilidade Técnica; Alvará/Licença de Construção de imóvel; entre outros.

Surpresas inesperadas: Como todo projeto, muitas surpresas inesperadas podem aparecer durante a construção, problemas de origem climática por exemplo, pode alterar todo seu planejamento e custos não. Portanto, prepare-se para lidar com tudo isso.

Construir ou comprar um imóvel pronto: Imóvel Pronto

Como pudemos observar acima, construir uma casa nova não é tão fácil. E comprar um imóvel pronto pode te livrar de muitas dores de cabeça.

Como por exemplo não precisar esperar meses ou até anos para se mudar, lidar com menos documentações ou burocracias para ter a casa em seu nome. Mas é importantíssimo que o comprador se atente com a documentação pois, ela deve estar de acordo com o Plano Diretor da cidade e em dia com os impostos.

Mas há alguns problemas que surgem com a compra de um imóvel pronto, como por exemplo o preço.

O valor de um imóvel pronto pode ser muito superior em comparação a construção dele. Por este motivo, será um grande problema para o comprador que tenha um orçamento curto.

Construir ou comprar imóvel pronto
Construir ou comprar imóvel pronto

Outro problema é ter que aceitar a disposição dos cômodos do imóvel, isso pode não atender todas as suas necessidades. Por isso, muitas vezes você vai encontrar imóveis onde uma cozinha é menor do que você precisa ou algum dormitório não conta com espaço suficiente para os seus móveis. Portanto, terá de lidar com esses problemas.

Você deve se preparar também para surpresas estruturais que o imóvel pode apresentar após a sua compra. Sabemos que é impossível saber se a estrutura do imóvel está 100%, mas, a estrutura elétrica e encanamentos, precisam ser observados, assim como outros pontos estruturais.

Construir ou comprar um imóvel pronto: Imóvel na Planta

Uma alternativa muito procurada entre quem busca ter um imóvel próprio é a compra dele na planta.

Essa alternativa também possui suas vantagens e desvantagens. O ponto que podemos destacar é o custo (acaba por ser mais barato que comprar pronto e um pouco mais caro que construir, digamos que seja um meio termo).

Você também não precisar lidar com mão de obra e com a burocracia no processo de construção, o que será um alívio.

Construir ou comprar imóvel pronto
Construir ou comprar imóvel pronto

No entanto, o tempo será seu inimigo neste caso. Será importante ter paciência e aguardar o prazo de entrega do seu imóvel. Muitos contratempos também podem ocorrer, porém, você dependerá da resolução rápida do construtor e isso poderá ser tanto positivo quanto negativo.

Conheça mais afundo sobre esse tema em nossa outra matéria, clique aqui.

Construir ou comprar um imóvel pronto: Consórcio

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

A vantagem de um consórcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu bem ou serviço.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Construir ou comprar imóvel pronto
Construir ou comprar imóvel pronto

Benefícios de se fazer um consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e conquistar o seu bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;

Além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem ou serviço.

Realize o seu sonho!

Vale muito a pena saber mais sobre como funciona o consórcio e entender como adquirir sua carta de crédito. Além de várias vantagens financeiras, você fica mais seguro ao contratar um consórcio com uma administradora especializada.

Hoje, as possibilidades de ser adquirir um imóvel próprio são vastas. Por este motivo, você pode se encontrar com dúvidas sobre qual a melhor forma de adquirir o seu bem.

As opções destacadas acima mostram que você deve se decidir por tempo ou dinheiro. Caso possa investir em tempo, talvez seja melhor construir ou comprar na planta, no entanto, se por algum motivo o tempo seja curto, será necessário dispor de dinheiro para investir em seu sonho.

Veja em qual perfil você se enquadra para tomar a melhor decisão de compra.

Além disso, nossos especialistas oferecem todo suporte do início ao fim do seu plano, auxiliando você, no que for preciso!

Com o Consórcio Nacional, você com certeza ficará mais seguro e tranquilo ao pensar em contratar um consórcio para a compra do seu tão sonhado bem.

Com mais de 19 anos no mercado, o Consórcio Nacional possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e o seu consórcio.

Quer mais informações?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: http://bit.ly/ImovelConsorcio