Consorcio Banco do Brasil: Como funciona e detalhes

277

Como é o Consorcio Banco do Brasil?

Nessa matéria vou mostrar pra você os pontos mais importantes que você precisa conhecer sobre o Consorcio Banco do Brasil.

Como funciona, acompanhamento das assembleias, tarifas e taxas cobradas e mais detalhes importantes para que você possa tirar suas próprias conclusões sobre essa administradora bancária.

Como Funciona esse Consorcio?

Conforme as regulações do BACEN, o funcionamento de um consórcio ficou padronizado. Portanto, o Banco do Brasil possui os mesmos procedimentos de entregas de bens como qualquer outra administradora.

Os bens são entregues mediante aos sorteios, em que, apenas pagando o valor de parcela todos participam e correm o risco de retirar o veículo mensalmente. E também com a possibilidade em ofertar lances, o que seria uma espécie de “entrada”, porém, opcional.

Diferentemente de outras administradoras especializadas, o Consorcio Banco do Brasil não realiza os sorteios das cotas.

O sorteio é baseado na extração da Loteria Federal do sábado anterior à realização da assembleia de contemplação, da qual participarão apenas os consorciados cuja cota estiver rigorosamente em dia com as obrigações financeiras e a prestação referente ao mês de participação da assembleia de contemplação for paga até a data do vencimento.

Consorcio Banco do Brasil
Consorcio Banco do Brasil

Através do Consorcio Banco do Brasil, você não paga juros. Com a carta de crédito você pode comprar um carro diferente do vinculado a sua cota e ao adquirir um plano de automóvel você pode comprar carros, motos novas ou usadas.

Você também tem a liberdade de usar até 10% do crédito para despesas como IPVA, emplacamento e seguro.

Quais Taxas do Consorcio Banco do Brasil?

O BB Consorcio não cobra taxa de adesão, juros e IOF. Portanto, as parcelas podem ser bem atrativas.

As taxas cobradas pelo banco estão dentro do que determina o BACEN. Portanto, o valor de parcela é constituído por:

Automóveis:

a) Fundo comum: destinado à aquisição do bem ou conjunto de bens. Corresponde à divisão do valor do bem de referência pelo número de meses de duração do grupo de consórcio.

b) Fundo de reserva: destinado a garantir as despesas do grupo. O saldo final desse fundo, se positivo, é devolvido aos consorciados ao encerramento do grupo e, se negativo, é cobrado ao final.

c) Taxa de administração: paga à Administradora, referente aos serviços prestados pela administração, organização e gestão dos interesses do grupo de consórcio.

d) Seguro prestamista (opcional): prêmio do seguro de vida.

O valor das Taxas somando todas elas podem chegar a um total de 28%.

Imóveis:

Para o consórcio de imóveis, também estão inclusos: Taxa de administração, fundo de reserva, fundo comum e seguro (opcional).

A soma das taxas para este plano podem chegar à 36%.

*Taxas e tarifas levantadas em 28/06/2019. Sujeito a alteração.

Além dessas taxas inclusas diretamente o valor de sua parcela, também é importante avaliar outras que eventualmente precise utilizar, bem como Tarifa de Transferência de Bens Imóveis e Móveis e Cessão de Direitos. Confira abaixo a tabela de cada tarifa em específico.

Powered by Rock Convert

Para mais detalhes sobre as tarifas cobradas pelo Consorcio Banco do Brasil, clique aqui.

Tarifas - BB Consórcio
Tarifas – BB Consórcio

Em algumas administradoras especializadas essa tarifa e algumas outras taxas não existem, o que pode baratear o valor de sua parcela.

Como acompanhar o consorcio no Banco do Brasil?

Na internet ou App do Banco do Brasil você encontra as funcionalidades de simular, contratar e gerenciar seu consórcio na palma da mão. Veja quantas facilidades:

  • Simular e contratar consórcio
  • Ofertar lance
  • Confirmar contemplação
  • Consultar extrato de pagamentos
  • Consultar calendário e resultados de assembleias
  • Emita sua carta de crédito em PDF
  • E muito mais

Consorcio Banco do Brasil é bom?

Muitas vezes você pode acreditar que por ser uma empresa gigantesca no ramo financeiro, não terá problemas e as soluções serão dadas imediatamente com um atendimento personalizado.

No entanto, não é o que vemos quando se trata de consórcio. Para explicar essa falha no atendimento podemos destacar que os gerentes/atendentes do banco não são especializados em consórcio.

Filas - BB Consórcio
Filas – BB Consórcio

Por lidar com diversas carteiras de produtos, bem como empréstimos, créditos, poupança, aplicações e diversos outros, o conhecimento sobre consórcio torna-se um tanto limitado.

Podemos dizer também sobre a demora em ser atendido, como espera em filas, autoatendimento muitas vezes ocupado, entre outros problemas rotineiros e cheios de reclamações para uma instituição financeira deste porte.

Portanto, se você pensa em adquirir um plano no Consorcio Banco do Brasil, deve por em mente que enfrentará este tipo de problema.

Veja os índices de reclamações do Consorcio Banco do Brasil no site ReclameAQUI dos últimos 12 meses.

Consorcio Banco do Brasil

Apesar da boa avaliação no ReclameAQUI, o Banco do Brasil não disponibiliza um canal de reclamações especificamente para Consórcio, visto que a maioria das administradoras, inclusive as bancárias possuem.

Portanto, nessa avaliação está incluso diversos outros perfis de clientes em categorias de produtos diversos. Sendo assim, fica um tanto impreciso verificar a real taxa em relação ao consórcio junto ao Banco.

Também vale destacar que infelizmente o Consorcio Banco do Brasil está entre às 11 empresas com mais reclamações procedentes junto ao Banco Central do Brasil, confira diretamente nesse link.

Consorcio Banco do Brasil
Ranking de Reclamações – Banco Central do Brasil

Lado bom

Bom, podemos dizer facilmente que o banco é um dos principais multiplicadores de consorciados no país. Possuem agências disponíveis na maioria das cidades no país.

Esse ponto é bem positivo pois não faltará atendimento em quase nenhuma região. Dessa forma, seus gerentes, por motivos de cumprimento de metas, oferecem como opção de aquisição de bem, o consórcio.

Dessa forma, por possuírem um carteira vasta de clientes, conseguem bater suas metas para vendas de planos. Isso de certa forma é bom para a divulgação de consórcios como um todo.

Nossa Conclusão

O Banco do Brasil é uma instituição pública respeitada no país, isso é inegável. Porém, quando se trata de consórcio deixa alguns pontos em haver, principalmente por não ser uma administradora especializada no ramo de consórcio.

Além disso, sabemos que as empresas públicas no país não prezam pela qualidade no atendimento e muitas vezes ficam reféns das canetadas governamentais. Isso também é um ponto negativo pois a qualquer momento as coisas podem mudar sem aviso prévio.

O BB possui taxas relativamente altas em comparação com outras administradoras, cobranças de tarifas, alto índice de reclamações junto ao Banco Central do Brasil, atendimento não personalizado, não indicamos para clientes que buscam um atendimento personalizado e facilidade no decorrer do seu plano.

Há diversas empresas especializadas e que lidam somente com consórcio que pode te oferecer melhores condições, com taxas menores, alto índice de entrega de bens por mês e que possui atendimento personalizado e rápido que você pode optar por planejar a sua compra e o melhor de tudo, podendo adquirir, acompanhar e ser acompanhado do conforto da sua casa com toda segurança.

Quer maiores informações, fale com um especialista:

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: http://c8a9d1f.contato.site/C773A.