Casa ou Apartamento: O que é melhor e mais fácil para investir?

75
Casa ou Apartamento: O que é melhor e mais fácil para investir?
5 (100%) 8 vote[s]

Qual a melhor opção entre casa e apartamento? 

Recebemos diariamente mensagens de nossos amigos que perguntam qual seria a melhor opção entre casa ou apartamento. Sabemos que o sonho de ter seu próprio imóvel é contagiante e diversas vezes escolhemos a primeira opção que nos é apresentado.

Mas agir dessa forma pode te prejudicar com o decorrer do tempo. Muitas vezes, o arrependimento bate a porta e não há mais tempo de voltar atrás. Por este motivo, é de extrema importância entender quais são seus objetivos e sonhos.

Com objetivos definidos e reconhecer as próprias necessidades de forma clara vai ajudar muito na escolha do seu próprio imóvel. Portanto, confira abaixo as vantagens e desvantagens de casa ou apartamento para fazer a melhor escolha!

Casa ou Apartamento
Casa ou Apartamento?

Casas

Vantagens, quais são?

  1. Privacidade: Todos sabemos o quão importante é ter privacidade na vida. Morar em um imóvel onde você não será vigiado 24 horas por dia nas dependências comuns do imóvel lhe trás a maravilhosa sensação de liberdade.
  2. Autonomia: Estabelecer as próprias regras de convivência dentro da própria casa é o que a maioria das pessoas desejam. Dentro do seu quintal ninguém pode opinar!
  3. Tranquilidade: Quantas vezes você já ouviu alguma história de moradoras de apartamentos que reclamaram do barulho do vizinho que mora no andar de cima? Diversas, não é mesmo? Morar em casa te trás tranquilidade e te livra desse tipo de problema.
  4. Menor custo: Morando em uma casa você não terá custos com condomínio. Sem este custo obrigatório mensal, seu orçamento ficará mais confortável para outros planejamentos e até investimentos.Casa ou apartamento
  5. Liberdade: Caso tenha algum animal ou queira um dia adotar um de estimação, morar em uma casa pode ser a sua melhor opção. Visto que muitos condomínios impedem que as pessoas tenham.

Desvantagens, quais são?

  1. Segurança: Vivemos em um país que não possuem os melhores índices de segurança. Morar em uma casa faz com que você aumente os cuidados e a vigilância é por conta própria. Esse é um dos pontos que as pessoas levam em consideração e optam por morar em apartamento.
  2. Área de lazer: Uma casa com área de lazer completa pode ser muito cara financeiramente. Além disso, é necessário contar com espaço externo grande para que seja aproveitado como lazer. Portanto, para a maioria das casas esse é um grande ponto de desvantagem.

Apartamentos

Vantagens, quais são?

  1. Segurança: Em contrapartida a casas, morar em um apartamento proporciona maior segurança. Por possuir vizinhos e na maioria das vezes contar com portaria ou algum tipo de itens de segurança custeado pelos condôminos, os índices de invasões e roubos são bem menores dentro de um conjunto de apartamentos.
  2. Área de lazer: Hoje em dia, a maioria dos edifícios contam com área de lazer mínimo, como salão de jogos, piscina e algumas vezes até academia. Isso pode ser determinante para quem possui filhos e que receba visitas constantes de crianças. Não precisar se preocupar com os filhos brincando na rua da uma tranquilidade muito maior!
  3. Vista: Pouco valorizado quando se fala em vantagens, porém, quem já morou em apartamento sabe, a vista é muito importante quando se trata em morar em um apartamento. Escolher uma altura razoável pode te proporcionar belas paisagens, principalmente quando se trata em morar na praia, não é mesmo?
  4. Ajuda emergencial: Quem nunca precisou de uma ajuda com alguma ferramenta que precisa ou pedir por uma xícara de açúcar? Pois é, eu já precisei! E por sempre morar em apartamento pude contar com meus vizinhos ou zelador para me ajudar quando mais precisei.
  5. Manutenção: Sem preocupar quando há algum problema de manutenção não é nada legal. Esse não será um problema pra você apesar de ter que arcar com as despesas que serão rateadas pelo condomínio, o síndico/zelador cuidarão destes detalhes.

Desvantagens, quais são?

  1. Barulho: É comum se incomodar com moradores que residem no andar de cima do seu apartamento, a não ser que você adquira uma cobertura. São poucos os empreendimentos que disponibilizam apartamentos com isolantes acústicos, portanto, pode ser um grande problema.
  2. Falta de privacidade: Saiba que você será vigiado 24 horas. Ou seja, que horas sai ou chega, quem vai te visitar e demais pode ser incomodo para quem é mais reservado.
  3. Regras: Conviver com determinadas regras de condomínio pode não ser tão agradável também, até porque, nem sempre concordamos com o que é imposto. Horários para festas, uso da área de lazer, limite para quantidade de pessoas pra visita, entre outros afetam o dia a dia de qualquer um.
  4. Escadaria: Você já visitou ou morou em um apartamento e quando foi utilizar o elevador ele estava quebrado ou houve falta de energia? Provavelmente sim, e a única opção foi subir os diversos andares de escada. Isso acontece e não é nada bom!

Afinal, qual devo escolher: Casa ou apartamento?

Para determinar qual dessas duas opções você deve escolher é bem particular. Há necessidades específicas que uma casa ou apartamento pode suprir.

Como por exemplo, morar em uma casa numa região com alto índice de roubos e assaltos pode não ser a melhor escolha. Mas caso você tenha uma preferência pela privacidade e valorize ainda mais a liberdade, nada melhor que uma casa.

Powered by Rock Convert

Portanto, há muitos fatores particulares a se analisar. Coloque em um papel quais são os pontos mais importantes que você e sua família dão preferência e assim escolha pela melhor opção.

Como o Consórcio pode me ajudar na compra do imóvel?

Ainda não decidiu se deseja comprar casa ou apartamento? Não tem problema. A compra de um imóvel é planejada da mesma forma que o consórcio.

Enquanto você analisa as entre as opções, você pode optar por um plano de consórcio compatível com o valor médio dos imóveis que deseja em sua cidade.

As vantagens de planejar a compra através do consórcio são bem claras:

  • Compra sem juros: Não vai pagar por 2 imóveis como ocorre em outras modalidades de compras parceladas;
  • Sem entrada: Não precisa ter muito dinheiro guardado para dar de entrada no bem;
  • Análise de crédito: Sem aquela dor de cabeça que um financiamento dá com a analise de score e demais critérios, entre outros.

Caso queira conhecer mais detalhadamente as vantagens do consórcio, clique aqui.

Quer maiores informações, fale com um especialista:

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: http://c8a9d1f.contato.site/341A6.

Whatsapp