E qualquer um pode abrir e administrar grupo de consórcio?

2863

Abrir e administrar grupo de consórcio, como funciona.

Muitas perguntas surgem quando o assunto é consórcio, qualquer um pode abrir e administrar um grupo de consórcio? É importante destacar que somente autorizadas podem fazer isso.

Há muitas empresas que comercializam cotas de consórcio sem autorização do Banco Central, tais empresas podem comprometer o seu sonho.

Por isso na hora de escolher a empresa é necessário verificar se está na lista de empresa autorizadas, e porque destacamos essa informação?

Quando a empresa é autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN), ela oferece a garantia necessária para que o seu sonho se realize, sem qualquer problema no futuro.

Veja algumas das exigências no sistema de consórcio estabelecido pelo BACEN:

  • A administradora deve entregar a carta de crédito a todos os participantes até o final do grupo
  • Independente da saúde financeira do grupo, obrigatoriamente um participante deverá ser contemplado, mesmo que a arrecadação seja menor que o crédito do participante.

Isso são apenas algumas das exigências feita pelo Banco Central do Brasil, afim de que o investimento possa ser feito com segurança e comprometimento.

A administradora também deve oferece bens ou aporte de segurança, entendendo que o mercado financeiro pode mudar e o grupo não pode sofrer por não receber o crédito.

O participante cumprindo com sua parte como investidor, obriga a administradora que faça seu papel principal que é entregar a carta de crédito conforme o termo de adesão.

Uma das razões para reforçarmos a adesão apenas com credenciadas é que os grupos de uma administradora não podem ser confundidos ou misturados.

Os valores pagos em um grupo não podem misturar com outros, por isso é importante conferir o demonstrativo ao final de cada assembleia, assim você sabe para onde está indo o dinheiro.

Uma administradora pode ter diversos grupos e com uma variedade de objetivos, por exemplo carro, casa, serviço e cada um deles é único perante ao Banco, por isso são necessárias tantas garantias.

Um ponto importante a destacar

É que empresas não autorizadas não possuem parcerias em concessionárias e imobiliárias, o não reconhecimento limita a compra do interessado.

O Bacen faz uma série de exigências as empresas que desejam prestar serviços no segmento do consórcio, veja as empresas autorizadas: http://www.bcb.gov.br/fis/info/instituicoes.asp

Powered by Rock Convert

Também é possível consultar no site do Bacen todas essa exigências, veja no manual de organização do sistema financeiro (Sisorf): http://www3.bcb.gov.br/sisorf_externo

E qualquer um pode abrir e administrar grupo de consórcio?
E qualquer um pode abrir e administrar grupo de consórcio?

Porque é importante o termo de adesão no consórcio?

Toda empresa regulamentada tem registrado no BACEN seu termo de adesão, o que oferece aos participantes a máxima segurança e comprometimento da empresa em cumprir as partes.

O termo de adesão é o que garante o cumprimento de regras das duas partes, o investidor e a administradora, ambos devem seguir um padrão para que tudo flua em harmonia.

É importante deixar o seu termo de adesão guardado, sempre que houver dúvida, você pode consultá-lo, caso não tenha ou não encontre o termo peça a sua administradora.

O termo em cada administradora possui particularidades, apesar de cumprir diversas exigências ainda sim, cada uma estabelece algumas regras de funcionamento.

Isso diferencia as empresas no mercado financeiro, vale a pena consultar como cada uma trabalha para investir seu dinheiro com toda segurança, além do fato de se sentir aparado.

Por isso não é qualquer empresa que pode abrir e administrar grupos de consórcio.

E qualquer um pode abrir e administrar grupo de consórcio?
E qualquer um pode abrir e administrar grupo de consórcio?

Abrir e administrar grupo de consórcio: O que é o Banco Central do Brasil?

O Banco Central do Brasil é uma organização federal, vinculado ao Ministério da Fazenda. O seu objetivo é assegurar que a moeda seja e sistema financeiro estável e funcional.

Além disso, a missão do Banco Central do Brasil é garantir que o brasileiro tenha poder de compra usando os métodos financeiros.

As atividades do órgão incluem melhoria e gestão monetária, mercado cambial, política de crédito e se estendem até ao relacionamento financeiro com outros países.

Um dos papeis nesse cenário é supervisionar o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e administração de pagamentos e do meio circulante.

O Banco Central do Brasil atua em diversos setores financeiros do país, um deles é a Secretaria-Executiva do Conselho Monetário Nacional (CMN), tornando público as resoluções do CMN

Quem pode abrir e administrar grupo de consórcio?
Quem pode abrir e administrar grupo de consórcio?