Crédito em dinheiro no Consorcio, é possível?

0
7611

Crédito em dinheiro no consorcio, é possível? Como funciona?

É possível retirar seu crédito em dinheiro no consorcio, sim! Quando pensamos em guardar dinheiro, normalmente lembramos da poupança, apesar de não ter altos rendimentos é comumente utilizada.

Mas, se o interesse é poupar de forma programada, sem pressa para sacar o valor, o consórcio é uma excelente opção.

Este tipo de investimento é muito interessante para quem tem dificuldade em apenas guardar seu dinheiro mensalmente, pois nele, o cliente assume o compromisso do pagamento mensal para ter direito a concorrência nos sorteios.

O que fazer quando eu for contemplado, posso pegar meu crédito em dinheiro
O que fazer quando eu for contemplado, posso pegar meu crédito em dinheiro

No consórcio, é permitido retirar o valor em dinheiro (espécie). E para isso, é necessário aguardar até 180 dias após a contemplação e estar com a plano devidamente quitado.

Deste modo, o consórcio ajuda o consumidor a utilizar de forma estratégica seu orçamento mensal.

Crédito em dinheiro no consorcio: Por que tenho que quitar para receber o valor?

A finalidade do consórcio é realizar a compra de bens de forma autofinanciada.

É um investimento em grupo, que todos os participantes concorrem simultaneamente à contemplação. Através de sorteios, uma vez ao mês, ou lances, para aqueles que dispõe de recursos para ofertá-lo.

Ao ser contemplado, o cliente receberá uma carta de crédito com a qual poderá negociar a compra de um bem móvel ou imóvel (de acordo com o segmento contratado) de sua escolha.

Para liberação de crédito no consórcio, normalmente o bem que será adquirido pelo cliente é a garantia que ficará vinculada ao consórcio até sua quitação.

Como na retirada do crédito em espécie não há nenhum bem que possa ficar alienado junto à empresa, se faz necessário estar com o plano quitado.

É uma forma de segurança adotada pelas empresas deste ramo, que visa evitar quaisquer prejuízos ao grupo de consórcio.

Crédito em dinheiro no consorcio: Recebo o valor atualizado?

Outra vantagem do consórcio é que para manter o poder de compra do cliente. O plano passa por atualizações periódicas.

As parcelas e taxas também são atualizadas, pois são calculadas com base no crédito atualizado.

O índice base de reajuste é realizado de acordo com o segmento contratado. O INCC (Índice Nacional de Custos da Construção) para imóveis e o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para automóveis, motos e serviços.

Enquanto está concorrendo em assembleia, o crédito acompanha o reajuste de mercado. Ou seja, o cliente recebe o valor atualizado na data de contemplação.

Posterior à contemplação, o crédito é retirado do grupo e aplicado num fundo de investimento a curto prazo. Ou seja, não terá mais atualizações pelo mercado, mas sim, por esta aplicação.

Os rendimentos do fundo de investimento são menores que de uma poupança, por isso não é vantajoso deixar o crédito para uso posterior, para o caso de compra de bens.

Na hipótese de retirar o valor em espécie, o ideal seria deixar para receber a contemplação no final do plano, de modo que o crédito passará por todas as atualizações de mercado.

O que fazer quando eu for contemplado, posso pegar meu crédito em dinheiro
O que fazer quando eu for contemplado, posso pegar meu crédito em dinheiro

Como saberei qual empresa é mais segura para o meu investimento?

Investir em consórcio requer planejamento, análise das condições financeiras e ainda encontrar uma administradora que transmita segurança, transparência e responsabilidade na administração dos grupos.

É importante, entre suas pesquisas, consultar o Banco Central, órgão que fiscaliza e regulamenta as administradoras de consórcio.

O Banco Central disponibiliza uma listagem com as empresas autorizadas a funcionar.

O ideal é conhecer bem a empresa, e saber se ela está entre as mais reclamadas, entender os motivos, comparar as propostas feitas, saber se você terá todo o suporte necessário, entre outras ações, que poderão auxiliá-lo no processo de decisão.

O que fazer quando eu for contemplado, posso pegar meu crédito em dinheiro
O que fazer quando eu for contemplado, posso pegar meu crédito em dinheiro

Crédito em dinheiro no consórcio: Que garantia eu tenho e como recebo o dinheiro?

Conhecer seus direitos já é uma garantia de poder cobrá-los da empresa responsável por seu plano. Pois uma vez acordado e ambas as partes cientes, existe a obrigatoriedade de o processo ser realizado corretamente.

A formas de liberação do crédito e a possibilidade de receber em espécie é prevista por lei. Em caso de dúvidas, consulte sua administradora e obtenha os detalhes.

Na situação de compra de bens, a empresa solicitará documentos do cliente, veículo e vendedor responsável. O pagamento será feito diretamente em conta para fornecedor do bem.

Mas, se você optou por pagamento do crédito em espécie, tendo passado os 180 dias da contemplação e estando o plano quitado, o recebimento do valor será em conta bancária para próprio cliente.

A empresa solicitará documentos de identificação pessoal e também bancária do cliente e uma carta de autorização.

Com o objetivo de trazer maior segurança ao consorciado, o pagamento somente é feito para uma conta de sua própria titularidade.

Normalmente, não é permitido a indicação de conta de terceiros, independentemente do parentesco, para recebimento do valor, isso evita qualquer conflito entre as partes.

O que fazer quando eu for contemplado, posso pegar meu crédito em dinheiro
O que fazer quando eu for contemplado, posso pegar meu crédito em dinheiro

Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

A vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Benefícios do Consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o Consórcio Nacional possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e SIMULE AQUI a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui.

WhatsApp