Compras por consórcio crescem 60%

537
Compras com consórcio cresce 60%
Compras com consórcio cresce 60%
Compras por consórcio crescem 60%
5 (100%) 4 vote[s]

Compras por consórcio crescem!

O consórcio está ampliando-se no mercado financeiro e se tornando uma das melhores opções de compra na atual crise, crescendo pouco mais que 60%, segundo dados da Cetip.

A Cetip é a integradora do mercado financeiro, com mais de 30 anos de mercado e apresenta dados no segmento, a instituição tem parceria com mais de 17 mil outras empresas.

A pesquisa mostra que o número de veículos de pequeno porte, novos e usados cresceu mais de 60% em seis anos, ficando cada vez mais em evidência e popular entre os brasileiros.

O número de aquisições de bens através do consórcio cresceu consideravelmente, fazendo outros grandes mercados como o financiamento recuarem 36,41% e o leasing 32,02%.

Veja a tabela a baixo:

Tabela - Compras com consórcio cresce 60%
Tabela – Compras com consórcio cresce 60%

Fonte: Cetip

A mudança no comportamento do consumidor e a busca pelo consórcio se dá pelas inúmeras vantagens oferecidas, entre elas investir sem altas entradas e sem juros. O foco está em economizar.

A popularização do consórcio faz com que as pessoas percam o medo e façam investimentos programados, pensando a longo prazo.

A venda de veículos passou a marca de 400 mil em 2016, de todas essas vendas a alienação de carro através do consórcio passou de 4,5% para 10,7%, ou seja, o consumidor está planejando mais antes de efetivar a compra.

O crescimento do consórcio prova que suas facilidades e planos estão cada vez mais atrativos para o consumidor, que passa a reconhece as vantagens desse investimento para adquirir bens duráveis.

O autofinanciamento apesar de não ter uma data específica, não distancia o sonho do carro na garagem dos participantes, pois sabem que em algum momento poderão comprar o carro.

Outro fator que colaborou para a popularização do consórcio é a forma como as administradoras se apresentam, mostrando de forma transparente como funciona o serviço.

Além disso, baixas taxas, variação de prazos de pagamento permitem que o consumidor pague parcelas de acordo com sua renda atual e se programe para reajustes futuros.

Consórcio cresce 60%
Consórcio cresce 60%

Mercado de imóveis

O mercado de imóveis não ficou estagnado graças ao consórcio, com crescimento de 13,5% contribuiu para que mais de 70 mil pessoas realizassem o sonho da casa própria.

Powered by Rock Convert

Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), foram comercializadas 225,2 mil cotas de imóveis em 2016, a estimativa para 2017 é ultrapassar esse número de vendas.

A motivação para crescimento do consórcio imobiliário é a possiblidade de pagar pouco, pois não tem adição de juros. O consumidor paga menos no total do plano.

Em resumo, o consumidor vê o consórcio como uma chance de realizar seu sonho da casa própria, com taxa de administração preestabelecida na compra e com ciência do reajuste anual.

Crescimento no consórcio chega a 60%
Crescimento no consórcio chega a 60%

Mercado de serviços

O mercado de serviços também está em alta, segundo ABAC o número de cotas vendidas destinada a serviço cresceu 14,1%.

Muitas pessoas procuram o consórcio de serviço, pensando em uma nova viagem, na estética, estudos e outras possibilidades.

No consórcio de serviço é possível escolher um valor que seja suficiente para atender sua necessidade. E ainda permite negociações com o fornecedor.

As administradoras colocam a disposição uma variedade de opção de serviço e planos de pagamento, parcelado em até 36 vezes.

É importante destacar que no consórcio todas as cotas são corrigidas anualmente, cada uma pelo seu índice de referência de acordo com o segmento contratado.

Além disso, vale ressaltar que no consórcio não há prazo para contemplação, o participante poderá ser contemplado a qualquer momento no decorrer das assembleias do grupo.

Os órgãos de proteção advertem os consumidores para que leiam o contrato de prestação de serviço, pois nele contém todas as informações necessárias de cada administradora.

No Brasil existem mais de 500 instituições autorizadas pelo Banco Central a comercializar e administrar consórcio, você pode conferir a lista completa no site do Banco Central do Brasil – http://www.bcb.gov.br.

O Banco do Central do Brasil regulamenta e fiscaliza as ações das administradoras, para todas as compras e aquisições sejam feitas de forma transparente, segura e vantajosa para ambas as partes.

O consórcio surgiu em 1962, quando as pessoas não tinham dinheiro para comprar veículos e nem crédito no mercado. Um grupo de funcionários do Banco do Brasil se reuniu com a finalidade de comprar carros.

A formação desse grupo tomou grandes proporções que hoje conhecemos, a ideia inicial era apenas para carros e atualmente há também para imóveis, serviços e até itens específicos.

Compras com consórcio cresce 60%
Compras com consórcio cresce 60%

Quer informações?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://goo.gl/vQyBbK.