Consórcio de imóveis, como funciona?

0
2655
5/5 - (12 votes)

Como funciona o consórcio de imóveis?

Saiba agora como funciona o consórcio de imóveis.

O consórcio de imóveis é um excelente investimento para quem deseja realizar o sonho da casa própria, mas antes de iniciar este investimento é fundamental saber como funciona.

Com o consórcio é possível comprar um imóvel novo, usado, terreno, reformar seu atual imóvel e muito mais, vamos ver mais detalhes a seguir:

Como funciona consórcio de imóveis?
Como funciona consórcio de imóveis?

Consorcio de imóveis – Novo ou usado

Com o consórcio você tem a liberdade de escolher o imóvel que desejar, seja ele novo ou usado, porém, é preciso ter a documentação em dia para que a administradora libere o crédito desejado.

Algumas administradoras permitem que você adquira o consórcio com um valor abaixo do que realmente precisa para que, quando tiver melhores condições ou oportunidades financeiras aumente este valor, retirando o valor que necessita para a compra. Esta modalidade varia de administradora para administradora, mas pode ser uma estratégia bacana para quem quer começar a investir mas tem poucos recursos no momento.

Após a contemplação, ou, direito de retirar o valor para comprar seu bem, você passará por uma breve análise de crédito e, sendo aprovado, poderá escolher o imóvel e usufruir deste bom investimento pagando muito menos do que em um financiamento.

Consórcio de imóveis, como funciona?

Consorcio de imóveis – Terreno e construção

O consórcio também possibilita a compra de terrenos e construção. Da mesma maneira do imóvel novo ou usado, é imprescindível a documentação estar correta e completa para que a administradora possa liberar o credito desejado.

Cada administrara possui um processo de faturamento, por isso que ao ser contemplado é importante escolher o bem e entrar em contato para obter os detalhes de aquisição.

Se você pretende construir nesse terreno, também deverá apresentar o projeto de construção assinado por um engenheiro civil ou arquiteto, com detalhes de como será feito o imóvel.

A administradora irá solicitar um cronograma de obra e fará os repasses das verbas conforme as datas informadas, além das vistorias periódicas para garantir que a obra está dentro do prazo estabelecido.

Consorcio de imóveis – Lote

Consórcio de imóveis como funciona? De várias maneiras seria a reposta certa!

Sabemos que loteamento oferece oportunidades únicas para seus compradores e você pode usar o crédito disponível para comprar o local, mas é importante saber que o loteamento na maioria das vezes não possui inscrição e registro individual, ou seja, a documentação é de toda a área e somente com o passar do tempo que será feita a divisão.

No consórcio é necessário deixar uma garantia, ou seja, um outro bem que ficará alienado no lugar do loteamento. Cada detalhe desta modalidade é guiado e orientado pela administradora que dá todo suporte.

Entenda como funciona consórcio de imóveis
Entenda como funciona consórcio de imóveis

Contemplação no consórcio de imóveis

Vale ressaltar que a compra é possível após a contemplação e para agilizar seu direito de retirada do imóvel você pode ofertar lance com seus recursos próprios, FGTS e dependendo da administradora, lance embutido, mas, se não tiver pressa basta pagar suas parcelas em dia participando dos sorteios mensais que você já terá grandes chances de retirar seu imóvel sem desembolsar nenhum outro valor além da sua parcela mensal!

Quer saber mais, !

Quer mais informações de como funciona o consórcio de imóveis?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: http://bit.ly/NacionalConsorcio