Taxas do consórcio: Entenda quais são as taxas mais utilizadas

0
1620
Rate this post

Taxas do consórcio: Saiba como funciona

Quer investir o seu dinheiro, comprar o seu tão sonhado bem e acha que os juros são abusivos? Invista seu dinheiro com sabedoria, saiba quais as taxas do consórcio, compare os valores e saiba quais são suas vantagens.

O consórcio é um dos melhores investimentos para iniciar um patrimônio e realizar o sonho da casa própria, o carro próprio, entre outras possibilidades.

Um dos maiores benefícios é que não há juros no consórcio, apenas taxas que são detalhadas no momento de sua adesão, assim, o contratante pode investir de forma transparente e segura.

O sistema de consórcio é um autofinanciamento feito pelos seus participantes, dessa forma, os participantes fazem contribuições para que todos possam comprar o que planejam, pagando pouco por mês.

Taxas do Consórcio
Taxas do Consórcio

No entanto, essa reunião gera um custo que é repassado nas mensalidades dos participantes, o que chamamos de composição da parcela.

Se você começou a investir a pouco tempo, fique tranquilo, você verá como é simples entender o processo, veja quais as taxas do consórcio:

Taxas do consórcio: Taxa administrativa

A reunião do grupo e sua manutenção constante gera um custo, para que a administradora possa manter o funcionamento e as assembleias de contemplações, é necessário um recurso extra.

Recurso esse que é informado no momento da adesão, pode ser apresentado em reais ou em percentuais, geralmente incide sob o valor do crédito contratado.

Portanto, a contribuição destinada a taxa administrativa mantém todo o funcionamento da administradora, bem como os serviços prestados.

Taxas do consórcio: Fundo de reserva

Sabemos que situações inesperadas podem acontecer, com um participante ou com o grupo, pensando nisso, uma pequena contribuição mensal está inclusa na parcela destinada ao fundo de reserva.

O fundo de reserva é utilizado apenas em casos de emergência, pois como administradores de dinheiro há certas responsabilidades que devem ser cumpridas.

O fundo de reserva é devolvido aos participantes no encerramento do grupo, então, quando o grupo se encerrar fique atento! Sempre mantenha o endereço atualizado.

Se não localizado em tempo hábil, o dinheiro vai sofrer dedução até que o valor seja totalmente diluído e zere o valor do fundo de reserva.

Lembrando que NÃO são todas as administradoras que cobram esta taxa, apenas algumas.

Taxas do consórcio: Seguro

O seguro prestamista, em sua maioria, é opcional dependendo da administradora. O custo do seu serviço é acessível se comparado aos benefícios que estão à disposição dos participantes.

Diante de uma situação inesperada como, desemprego, acidente, perda de renda ou no pior das hipóteses falecimento, o seguro prestamista poderá arcar com as parcelas restantes.

O seguro prestamista, pode quitar débito e devolver o valor pago, pode quitar mensalidades até que o contratante retorne ao mercado de trabalho e tantas outras possibilidades.

Dessa forma, ao fazer essa opção a mensalidade terá um pequeno acréscimo, mas que já ficará garantido em poucos dias das mais diversas situações, esses detalhes são passados pela seguradora.

Cálculo taxas de consórcio
Cálculo taxas de consórcio

Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

Dessa forma, a vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Taxas do consórcio: Benefícios do Consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Portanto, além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Benefícios do consórcio
Benefícios do consórcio

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e SIMULE AQUI a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: http://bit.ly/NacionalConsorcio