Parcelas em atraso no consorcio: O que devo fazer?

Conheça como funciona o pagamento no consórcio e evite atraso

0
6440
Consórcio tem parcelas em atraso
Consórcio tem parcelas em atraso
3/5 - (1 vote)

Parcelas em atraso no consorcio: O que devo fazer? 

Você tem parcelas em atraso no consorcio? O consórcio é umas das melhores formas de realizar seus sonhos por um custo bem menor do que em outras formas de investimentos.

Por esse e outros motivos, ele é um dos investimentos mais preferidos pelos brasileiros. Mas imprevistos podem acontecer, e quando se tem parcelas em atraso no consorcio, é necessário entrar em contato com administradora responsável.

Ao iniciar o investimento no consorcio, os participantes escolhem um valor de crédito e também como pretendem pagar por ele, dispensando a necessidade de entrada ou qualquer valor de antecipação.

No consórcio, o pagamento é mensal, então, você precisa apenas se preocupar com o pagamento da mensalidade que irá vencer e claro, poderá ofertar lances para ter mais chances.

Em meio a tudo isso, sabemos que dentro do prazo escolhido, para quitar o consórcio, situações inesperadas podem acontecer e causar atraso nas parcelas do consórcio, e agora o que fazer?

Consórcio tem parcelas em atraso
Consórcio tem parcelas em atraso

Parcelas em atraso no consorcio, o que fazer?

O primeiro passo é entrar em contato com a administradora, porque ela já possui experiência com muitas situações e certamente apresentará uma ideia de como resolver a sua situação.

Mas, fique tranquilo! Se for um atraso pontual, aquele que normaliza em poucos dias, é possível apenas pagar juros e multa por atraso.

Lembrando que o pagamento fora do vencimento fará com que sua cota, não participe da assembleia de contemplação.

Agora, se o consórcio tem parcelas em atraso no consorcio por muito tempo, você precisa conhecer algumas possíveis situações que podem envolver até o cancelamento do seu investimento.

Parcelas em atraso no consorcio – Diluir mensalidade

Situações inesperadas podem acontecer, e as administradoras colocam à disposição do participante especialistas que podem dar todo o suporte necessário. Em casos assim, existe a possibilidade de diluir parcelas.

Mas, como isso funciona? Para solicitar esse serviço é necessário ter no máximo 3 parcelas vencidas, essas são distribuídas nas demais contribuições do investimento.

Lembrando que é necessário fazer um planejamento financeiro das parcelas, pois, haverá um leve aumento mensal, veja se o valor não comprometerá sua renda ou dificultar futuros pagamentos.

A diluição de parcelas está disponível apenas para participantes que não foram contemplados ainda e também existe uma limitação de vezes que pode ser solicitado.

Como diluir a mensalidade?
Como diluir a mensalidade?

De acordo com a administradora esse procedimento pode variar, mas, geralmente há 3 chances de usar esse benefício, então use com sabedoria e em casos mais extremos.

Agora, se o caso é um pouco mais complicado, como perda do seu emprego, evite atraso no seu consórcio, contrate um serviço de seguro.

Parcelas em atraso no consorcio: Contrate um seguro

Algumas administradoras compreendem que existem situações que podem acontecer e infelizmente, muitas delas, podem prejudicar o investimento, por esse motivo oferecem a opção de seguro.

Há muitas opções de seguros para o consórcio e a mais interessante delas, nesse caso, é o para perda de renda, ou seja, se você trabalha e foi dispensado, o seguro paga suas parcelas.

Você permanece ativo no consórcio, não prejudica seus investimentos e seus interesses no grupo, podendo ofertar lance e tudo mais que um consorciado tem direito.

O que acontece com as parcelas em atraso no consorcio?

Os pagamentos das parcelas contribuem para que outras pessoas possam realizar o sonho da casa própria, o carro 0km ou mesmo usado, contratar o serviço desejado ou sua moto nova.

No consórcio, há uma reunião de pessoas com o mesmo objetivo e todos contribuem para que esses sonhos sejam realizados. Quando uma pessoa deixa de contribuir com o grupo, esse sonho pode demorar um pouco mais para acontecer.

Porque a participação da assembleia fica comprometida até que os pagamentos sejam feitos no vencimento.

Organizar parcelas em atraso
Organizar parcelas em atraso no consorcio

Se a ausência de pagamento acontecer por muito tempo, mais de 90 dias, a administradora entenderá que você mudou de sonho e tem novos objetivos, por esse motivo parou de investir.

Assim, sua participação no grupo será cancelada e a administradora irá refazer o planejamento financeiro de contemplação, além disso, o número de participantes contemplados por mês será menor sem sua participação.

É compreensível que algumas situações possam fugir do controle, mudando todo planejamento feito para o consórcio.

Situação essa que pode ausentar você de pagar por alguns meses, mesmo se isso acontecer, converse com a administradora, ela certamente poderá ajudar você e retomar o investimento.

Nos meses seguintes é possível reativar a sua cota, mantendo o investimento. Lembrando que as parcelas que deixou de contribuir serão diluídas pelas restantes, então, não demore muito para voltar para o consórcio.

O consórcio é uma excelente forma de realizar sonhos e conquistar patrimônio, seu consórcio tem parcelas em atraso no consorcio? Fale com a administradora ela poderá ajudar você a resolver.

Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

A vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

O que fazer quando eu for contemplado, posso pegar meu crédito em dinheiro
posso pegar meu crédito em dinheiro

Parcelas em atraso no consorcio: Benefícios do Consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e simule aqui a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio