Vencimentos no consórcio: É possível alterar as datas?

0
4124
1/5 - (1 vote)

Vencimentos no consorcio: É possível alterar as datas?

Vencimentos no consorcio, é sim possível alterar as datas! No consórcio, o sistema de compra é por meio de autofinanciamento, onde todos os participantes investem para comprarem algo relativamente importante para elas, seja imóvel, carro, ou até mesmo um investimento.

Por ser pago mensalmente, muitas pessoas buscam por alterar os vencimentos das parcelas, quando se deparam com alguma dificuldade.

Quando o grupo é montado, um planejamento financeiro é feito, com diversas datas de pagamentos, limitando o pagamento até 4 dias antes da assembleia.

Tempo esse de recolher todos os valores para contemplar o maior número de participantes, assim que contemplados, os consorciados podem comprar o que tanto desejavam.

Os vencimentos, infelizmente não podem ser alterados por conta do cronograma estabelecido na adesão do consórcio, pois outras pessoas contam com seu pagamento. Mas, nesse artigo, vamos mostrar algumas dicas que podem ajudar você.

Vencimentos no consorcio: Como funciona para alterar

Vencimentos no consorcio na adesão, há diversas datas de pagamentos, onde você faz a adesão da melhor data de acordo com seus recebimentos.

A administradora faz um planejamento para o uso desse dinheiro, podendo ser em favor do grupo ou melhorias para prestar um melhor serviço para você.

Alterar os vencimentos das parcelas no consórcio, é possível?
Alterar os vencimentos das parcelas no consórcio, é possível?

Como funciona a prorrogação da mensalidade

Prevendo que o pagamento não poderá ser realizado naquela data, o participante do consórcio deverá entrar em contato com a administradora e comunicá-la.

A prorrogação também pode ser válida para os participantes que já faturaram, desde que o pagamento não passe da assembleia do mês de vigência.

Se o serviço estiver disponível, ela dará alguns dias para que possa efetuar o pagamento sem adições de juros, multa e você ainda garante a participação na assembleia.

alterar os vencimentos das parcelas no consórcio
alterar os vencimentos das parcelas no consórcio

Alguns termos dessa prorrogação podem variar de uma empresa para outra, é possível por exemplo, prorrogar o pagamento, pagar sem juros e não participar da assembleia.

O comunicado deve ser feito com alguns dias de antecedência. Nas datas próximas a da assembleia, pode ser arriscado e você comprometer sua participação no sorteio.

Nesses casos, é importante falar com a administradora, ela certamente apresentará os termos da prorrogação, se houver disponibilidade.

Vencimentos no consorcio: Como posso diluir minhas parcelas sem alterar os vencimentos?

Imprevistos acontecem e é perfeitamente compreensível, mas no consórcio por se tratar de um investimento coletivo, todos dependem um do outro para comprar o que tanto precisam.

Se a sua cota estiver aguardando contemplação, você pode consultar a opção de diluir a parcela, distribuindo até 3 mensalidades no tempo de participação do grupo.

A parcela pode subir um pouco, mas você consegue refazer seu planejamento financeiro e ter uma folga nos pagamentos, até se reorganizar.

Vencimentos no consorcio, para solicitar a diluição das mensalidades, é necessário que elas estejam vencidas, também há uma quantidade máxima de vezes que isso pode ser solicitado.

Lembrando que é necessário consultar a administradora sobre a disponibilidade do serviço.

Seguros

Em alguns casos específicos, é possível acionar o seguro, como por exemplo seguro desemprego, a seguradora paga as parcelas e você fica tranquilo até se recolocar no mercado de trabalho. Legal, né?

É muito importante acompanhar seus pagamentos, pois o número de parcelas pagas é limitado, caso contrário, a falta de pagamento pode resultar no cancelamento do investimento ou em ações de cobrança.

É importante manter os pagamentos em dia, principalmente se você almeja a contemplação ou evitar juros e multa.

vencimentos no consorcio como mudar
vencimentos no consorcio como mudar

A participação na assembleia está ligada diretamente a data de vencimento, onde todos devem contribuir para que estejam entre os possíveis contemplados, seja por lance ou sorteio.

Caso ocorram pagamentos fora da data formalizada no termo de adesão, os boletos deverão ser pagos com juros e multa, e sua cota não participará das assembleias, atrasando seus sonhos.

As administradoras querem na verdade que você compre o que tanto deseja, por isso, farão de tudo para ajudá-lo, se por ventura ocorrer alguma situação com o seu pagamento, o mais indicado é entrar em contato com a administradora, certamente ela apresentará a solução mais indicada para seu caso.

Vencimentos no consorcio: Como funciona o consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

A vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

vencimentos no consorcio, compra em grupo
vencimentos no consorcio, compra em grupo

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Vencimentos no consorcio: Benefícios

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Caso haja valores não utilizados da carta de crédito, mesmo depois da retirada do veículo, o cliente pode pagar a documentação do automóvel, acrescentar algumas opções e pagar o seguro;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e SIMULE AQUI a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio