Por que o Consórcio não tem juros? Saiba Tudo!

0
1976
Consórcio tem Juros?
Por que o consorcio não tem juros ?
5/5 - (13 votes)

Por que o Consórcio não tem juros?

A família brasileira tem muitos sonhos ainda a serem realizados, o sonho da casa própria ou do carro novo, por exemplo. Mas, a compra de muitos bens, principalmente a prazo, gera juros muito altos. O bom é que temos uma solução para você e sua família: O consórcio não tem juros, quer saber por quê?

O consórcio é diferente de todo serviço financeiro que você conhece, por esse motivo, não há juros incluso na mensalidade, dessa forma, você pode investir o seu dinheiro tranquilamente e com a certeza de que está fazendo um bom negócio.

O que é juros?

Quando você empresta ou financia algo com o dinheiro de alguma instituição financeira, como por exemplo um banco, é possível perceber que o valor total fica muito mais alto do que o valor negociado, não é mesmo?

Isso porque você está sujeito a pagar por uma margem destinada para o caso de inadimplência e uma outra margem destinada ao tempo que você leva para quitar a sua dívida.

Os juros são como um aluguel do dinheiro que você pega “emprestado”, incluso de alguns riscos, por esse motivo, o valor total do seu empréstimo ou financiamento acaba se tornando absurdamente alto.

Por que o Consórcio não tem juros?

O consórcio não tem juros porque é um sistema de autofinanciamento, ou seja, uma empresa reúne várias pessoas com o mesmo interesse e elas passam a contribuir mensalmente para que todos cumpram seus prazos e pagamentos e tenham acesso ao seu tão sonhado bem.

O consórcio possui apenas uma taxa administrativa que se comparado aos juros, é infinitamente menor e você saberá quanto irá pagar no valor total do consórcio. Essa informação é passada ao cliente no início do contrato.

porque consorcio nao tem juros
porque consorcio nao tem juros
  • O que é taxa administrativa?

Ao iniciar um investimento, você escolhe algo que deseja comprar e é inserido em um grupo, onde todos contribuem para que o máximo de pessoas possam receber os créditos mês a mês, até que todos tenham sido contemplados.

A taxa administrativa é cobrada para a manutenção do grupo, pois há necessidade de reunir os interessados. Há questões legais que necessitam de especialistas, além de infraestrutura para atender as necessidades dos contratantes.

O valor é estabelecido no início do contrato, assim, você já iniciará o investimento sabendo quanto irá pagar, entre outros detalhes que são apresentados na adesão.

  • Vantagens de financiamento/empréstimo

A única vantagem que o financiamento tem é que quando a sua solicitação é aprovada pela análise de crédito, você consegue ter o seu bem sem demora.

Essa opção é sugerida apenas para quem tem muita pressa e não se importa em pagar muito mais caro pelo o que o bem realmente vale.

O consócio por outro lado não tem juros, porque como dissemos, é um sistema de autofinanciamento e todos investem mês a mês e com o dinheiro reunido é entregue o máximo de créditos.

Mensalmente as administradoras fazem um sorteio para entregar as cartas de crédito dos participantes, esses, têm o direito de comprar o bem de interesse a partir desse momento.

  • Reajuste anual

Anualmente o crédito é ajustado para que na hora de sua contemplação, você possa receber um crédito atualizado e justo, podendo comprar o que tanto deseja.

Ao escolher o que deseja comprar, cada objetivo acompanha um índice específico, o que garante a evolução financeira do crédito, veja quais são:

– INCC – Índice nacional da Construção Civil

– Tabela Fipe – motos e automóveis específicos

– IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo

Ao definir qual sonho irá realizar primeiro, você também deve informar quanto acha que custará para a realização desse desejo. Dessa forma, o consultor poderá apresentar os créditos mais próximos ao valor desejado.

Sendo assim, na hora da contemplação, você poderá usar tranquilamente o crédito e ter em mãos o que tanto sonhou e planejou.

Em poucas palavras a taxa administrativa cobre as despesas geradas pela reunião do grupo e a manutenção do bom funcionamento dele, o valor da taxa administrativa é distribuído nas mensalidades, assim você paga pouco por mês.

Consórcio não tem juros: Saiba como funciona!

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Consórcio sem juros
Consórcio sem juros

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra. A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

A vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Consórcio não tem juros: Benefícios do Consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • Prazos estendidos em até 112 parcelas em algumas modalidades;
  • Liberdade na compra do bem (você pode adquirir automóveis 0km ou seminovos com até 10 anos de fabricação);
  • Não é necessário ter nome limpo para iniciar o plano de consórcio (apenas para retirar o carro na contemplação);
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Caso haja valores não utilizados da carta de crédito, mesmo depois da retirada do veículo, o cliente pode pagar a documentação do automóvel, acrescentar algumas opções e pagar o seguro;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto;
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Caso ocorra imprevistos que gerem atrasos nos pagamentos mensais, há a possibilidade de redução de crédito e negociação da parcela em atraso (antes da posse do bem);
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e SIMULE AQUI a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio