Tipos de consórcio: Quais são eles?

0
3015
Quais os tipos de consórcio?
Quais os tipos de consórcio?
Rate this post

Tipos de consórcio: Saiba como fazer o investimento certo. 

O consórcio possibilita a realização de vários sonhos, por isso, há vários tipos de consórcio. Dessa forma, fica mais fácil decidir sobre o processo que mais se encaixa no seu orçamento.

As administradoras oferecem uma grande variedade de opções na hora de investir o seu dinheiro, para que no momento certo, seja possível tornar real o que tanto planejou.

Quais os tipos de consórcio?

Sabemos que o brasileiro tem muitos sonhos, a casa própria, o carro novo ou contratar aquele serviço que muitas vezes, não pode ser pago a vista.

Por isso, o consórcio é uma das opções mais vantajosas para quem deseja realizar esses sonhos e pagar pouco por mês.  Dessa forma, você pode planejar com mais calma quando receber o crédito.

Tipos de consórcio
Tipos de consórcio

Formação dos grupos

As administradoras será responsável por buscar pessoas com ideias compatíveis com as suas, assim, reunirá o máximo de pessoas possível para que todos invistam um no sonho do outro.

O consórcio é uma forma de autofinanciamento, onde todos os participantes do grupo realizam o pagamento mensal. A administradora reúne todos os valores e sorteia o máximo de pessoas dentro do mês.

Essas pessoas sorteadas, sejam por lances ou sorteio, receberão o crédito e poderão tornar real os seus sonhos, pois isso, é importante escolher bem qual sonho quer realizar primeiro.

Uma vez participante de um grupo com um objetivo, não é possível trocar, como por exemplo: “invisto na aquisição de uma casa e quero mudar para um carro”, esse tipo de mudança infelizmente não é possível.

O consórcio é muito flexível no que diz respeito ao faturamento, há uma diversidade de itens que podem ser comprados dentro de uma linha de interesses do grupo.

Tipos de consórcio – Imóveis

Um dos principais sonhos da família brasileira e a compra da casa própria e o consórcio permite que você realize esse sonho pagando muito pouco por mês, se comparado a outras opções financeiras.

Ao ser contemplado no consórcio de imóveis, você tem uma variedade de itens para adquirir, veja algumas possibilidades:

  • Casa nova;
  • Casa usada;
  • Apartamento novo, usado ou na planta;
  • Terreno;
  • Loteamento;
  • Quitar financiamento.
Comprar minha casa própria
Comprar minha casa própria

Quando contemplado nesse tipo de consórcio, você deve entrar em contato com a administradora para obter informações de como faturá-lo, já que o processo pode mudar de uma empresa para outra.

Tipos de consórcio – Automóvel

Esse é o segundo tipo de consórcio mais procurado pelos interessados, o consórcio é uma das formas de comprar o automóvel próprio sem pagar muito por mês.

Muitas pessoas sonham em ter o seu carro novo e financiar, por exemplo, pesa muito no bolso dos contratantes, além disso, é necessário um valor de entrada na maioria das vezes e que infelizmente, não abate nada na soma final.

Se você somar todo o valor pago no financiamento e sua entrada, chegará a conclusão de que poderia ter comprado dois carros, por isso o consórcio é vantajoso.

Você pode ter o seu carro sem dar entrada e sem juros, no entanto, poderá aumentar as chances de ser sorteado, ofertando lances.

Comprar meu carro novo
Comprar meu carro novo

Quando contemplado você pode usar o crédito para as seguintes compras:

  • Troca do usado pelo outro– dando o seu carro como parte do pagamento e comprando um novo;
  • Compra de carro 0km;
  • Compra de carro usado;
  • Quitação de financiamento.

Lembrando que na compra de usados, é necessário que uma vistoria seja feita e o valor da avaliação, deve ser compatível com o crédito disponível.

Além disso, vale a pena consultar a administradora sobre os detalhes dessa compra.

Tipos de consórcio – Motocicleta

Outro sonho muito requisitado pelos brasileiros é a compra de uma moto, porque é mais barata e econômica, além disso, serve como entrada para um bem com valor maior no futuro.

A moto segue o mesmo princípio que o automotivo, no entanto, é possível encontrar duas formas de investimentos nesse tipo de consórcio, um em valor e outro com um item bem especifico.

A diferença é que na hora da compra, quando em crédito, você pode comprar qualquer moto, nova, usada, trocar para outro fim, entre outras possibilidades.

Agora, quando há um item especifico, a taxa administrativa é menor, no entanto, as parcelas mudam conforme a valorização da moto e quando contemplado, somente aquele item pode ser adquirido.

Por isso, é importante pesquisar na hora de investir usando o consórcio, pois há vários tipos de consórcio que podem se encaixar com o seu perfil.

Como funciona o consórcio?
Como funciona o consórcio?

Tipos de consórcio – Serviços

Esse consórcio é um pouco mais simples, funciona da seguinte forma: você escolhe um valor de crédito disponível em um grupo e começa a investir.

Quando contemplado será solicitado uma série de documentos que comprovem aquele contrato, o faturamento pode variar um pouco. O importante nesse momento, é falar com um consultor.

Ele acompanhará e esclarecerá todo o processo de compra do serviço escolhido.

Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

A vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Benefícios do Consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.
Benefícios do consórcio
Benefícios do consórcio

Além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e SIMULE AQUI a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio