Cota contemplada: Saiba o que é e como funciona!

2157

Cota Contemplada: Veja todos os detalhes!  

Ao iniciar um o investimento no consórcio, a melhor notícia que um participante pode receber é a de que sua cota foi contemplada. Mas, o que é cota contemplada?

Quando você decide realizar um sonho, comprar um bem de valor que geralmente precisa de uma grande quantia em dinheiro, é necessário buscar alguns meios que possam ajudá-lo nessa compra. O consórcio, é um meio muito procurado pelos brasileiros, por possuir vários benefícios.

Para que fique mais claro, vamos recapitular todos os passos até que um cota seja contemplada, assim, fica mais fácil entender todo o processo e torcer para que você seja o próximo sorteado!

Cota contemplada: O que é cota?

Em um grupo de consórcio, a administradora reúne pessoas com o mesmo objetivo que o seu, ou seja, todos que estão ali, também querem realizar um sonho, assim como você.

Como são muitos participantes, não é possível identificá-los por nome, então, é fornecido um número, que segue uma sequência numérica.

Cota Contemplada
Cota Contemplada

O número final pode variar um pouco dependendo da administradora ou do grupo, quando ela pode determinar a quantidade máxima de participante.

Dessa forma, um grupo pode ter 001 até quantos participantes a administradora achar interessante, no entanto elas optam por até 300, por questão de agilidade do processo de contemplação.

A sua participação no grupo é identificada por um número, que chamamos de cota.

Veja no vídeo abaixo o porque do consórcio ser uma compra PLANEJADA!

Veja em nossa outra matéria tudo sobre consórcio clicando aqui ou no próprio site da ABAC clicando aqui.

O que é Cota contemplada – Participação na Assembleia

Mensalmente a administradora realiza a assembleia de contemplação, podendo ser pela loteria federal ou ela mesmo pode realizar virtualmente, através de vídeos ou pela televisão.

A escolha fica a critério da administradora, no entanto deve seguir critérios rigorosos estipulados pelo órgão regulamentador o Banco Central do Brasil (Bacen).

A assembleia acontece geralmente no final do mês, porque é uma data em que todos os participantes já realizaram seus pagamentos e a administradora já tem um montante para pagar as cartas de crédito.

Há duas formas de cota ser contemplada:

  • Sorteio: há várias formas desse sorteio acontecer, uma das mais usadas é retirar uma bola com o número da cota.

Quando a cota é contemplada por sorteio, o participante não necessita pagar nenhum valor, a não ser as mensalidades.

  • Lance: para aumentar as chances de contemplação, o participante pode ofertar um valor, que ao sobrar um valor do acumulado, passa a entregar crédito para os que tiveram melhor oferta.

Quando a cota é contemplada nessa modalidade, o participante deve fazer um pagamento até um determinado dia estipulado pela empresa.

Cota contemplada: Assembleia de contemplação
Cota contemplada: Assembleia de contemplação

O valor pago é abatido no valor da mensalidade ou na quantidade de parcelas, no momento do pagamento, o participante deve informar a administradora.

Para que o seu número de cota participe na assembleia é importante que o consorciado faça o pagamento até o vencimento.

O que é Cota contemplada – Carta de Crédito

Quando o participante decide iniciar um investimento, ele determina um valor que acha satisfatório para comprar o bem que deseja, quando a cota é contemplada ele pode seguir com a aquisição do seu bem.

Antes de comprar o que tanto deseja, você receberá algumas instruções de compra, para assegurar que a compra é adequada para você e para o grupo, além de suas garantias.

Powered by Rock Convert

Ao ser contemplado, você pode iniciar a compra do bem que tanto almejou, algumas administradoras permitem que você aumente a carta de crédito no momento da contemplação.

Mas essa informação, você deverá verificar com a central de atendimento, pois isso pode variar de uma empresa para outra.

Carta contemplada
Carta contemplada

O que é Cota contemplada – Análise de crédito

Ao ser contemplado na assembleia, o participante passará por uma análise de crédito, essa que avaliará se tem condições para receber o crédito e comprar o que tanto deseja.

Em alguns casos a administradora pode solicitar alguns dados adicionais ou garantia adicional, veja algumas possibilidades:

  • Comprar um bem com valor maior que a carta;
  • Oferecer um fiador;
  • Uma ficha cadastral com dados financeiros.

Isso é feito para assegurar que o participante tenha as condições necessárias para receber o crédito e usar da melhor forma e também garantir sua participação na assembleia e entregar outros créditos.

Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Como funciona o consórcio
Como funciona o consórcio

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

A vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Benefícios do Consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Conquiste o seu sonho

Com o Consórcio Nacional, você com certeza ficará mais seguro e tranquilo ao pensar em contratar um consórcio para a compra do seu bem.

Com mais de 18 anos no mercado, o Consórcio Nacional possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e simule aqui a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativoclicando aqui: http://c8a9d1f.contato.site/D5035.