Consórcio e Financiamento: Qual a diferença?

0
1661
5/5 - (7 votes)

Consórcio e Financiamento: Qual a diferença?

Consórcio e Financiamento são os principais meios de compra para muitos brasileiros. A compra de um bem durável necessita de planejamento, seja ela comprada através do consórcio ou do financiamento.

Mas, para planejar essa compra é necessário compreender como cada uma das opções financeiras funcionam e qual é mais vantajosa. Nesse artigo, vamos entender a diferença entre consórcio e financiamento.

Consórcio e Financiamento: Financiamento, o que é?

O financiamento é um serviço geralmente oferecido por bancos, que coloca à disposição do interessado recursos para que ele possa comprar bens duráveis.

O serviço é similar ao empréstimo, mas o que diferencia o empréstimo do financiamento é a forma como o dinheiro será usada, ou seja, é estabelecido um contrato específico para o bem durável que o interessado deseja comprar.

Consórcio e Financiamento
Consórcio e Financiamento

No financiamento, o cliente precisa especificar exatamente para que o dinheiro será utilizado. Caso contrário, não tem negociação!

Agora que você já entende um pouco sobre o que é financiamento, vamos para os pontos positivos e negativos:

  1. Financiamento – Pontos positivos

  • Você pode comprar de imediato o item estabelecido no contrato, seja casa, carro ou serviço;
  • Na opção de imóveis, é possível usar o FGTS para saldar parte da dívida.
  • Análise de crédito simplificada, caso o cliente já tenha relacionamento com o banco.

2. Financiamento – Pontos negativos

  • Valor poderá ser limitado, pois as parcelas não podem comprometer mais que 30% da renda familiar ou individual;
  • Juros altos;
  • Valor total pago corresponde a quase 2 vezes o valor do imóvel;
  • Alienação do bem, o que impede vender a casa em caso de necessidade extrema;
  • Ação de desapropriação por inadimplência.

Em resumo, o financiamento é uma das opções mais usadas no Brasil, porque é a melhor forma de conseguir um bem de imediato, mas isso gera um custo final muito alto. Será que realmente vale a pena?

Consórcio e Financiamento: Consórcio, o que é?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

Como fazer um consórcio
Como fazer um consórcio

A vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Consórcio e Financiamento: Benefícios do Consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Caso haja valores não utilizados da carta de crédito, mesmo depois da retirada do veículo, o cliente pode pagar a documentação do automóvel, acrescentar algumas opções e pagar o seguro;Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto;
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Benefícios do consórcio
Benefícios do consórcio

O consórcio é para quem deseja planejar a compra do bem, seja ele casa, automóvel ou serviço, pois o interessado poderá definir em quanto tempo irá pagar a carta de crédito e escolherá o valor que será necessário para aquele compra.

Apesar de serem bem equilibradas, o consórcio é uma das modalidades financeiras que mais tem crescido no Brasil, por causa das vantagens financeiras e baixo custo.

O fato de não poderem comprar de imediato o bem, pode ser um fator de bastante peso, mas saiba que no consórcio é possível aumentar as chances de contemplação.

Como aumentar as chances de contemplação?

A única forma de utilizar o crédito é sendo contemplado, então saiba como aumentar as suas chances e poder comprar o bem de sua escolha pagando pouco, veja:

  • Pagar as mensalidades até o vencimento: Por regra a administradora só pode usar o dinheiro investido por todos os participantes até o vencimento, quando mais gente contribuir mais contemplados serão.
  • Ofertar lance: A administradora permite que o consorciado/cliente oferte lance, após o contemplado obrigatoriamente por sorteio, havendo ainda saldo a empresa pode contemplar mais pessoas, por isso o lance ajuda e muito.
  • Planejar o lance: obrigatoriamente a administradora contempla uma pessoa por sorteio, havendo saldo a empresa irá para o lance, os que ofertarem maior percentual, tem grandes chances de contemplação, para saber a média veja no extrato do grupo.

Assembleia de contemplação como funciona?

A administradora irá escolher a forma que deseja contemplar os seus participantes, ela mesma pode realizar o evento ou pode usar a loteria federal para disponibilizar a carta de crédito aos sus consorciados.

O evento acontece uma vez por mês, a administradora tem um calendário de quando acontecerá todas as assembleias do ano, caso seja necessário alterar alguma data, a organização deverá informar com antecedência aos contratantes.

Como ser contemplado no consórcio
Como ser contemplado no consórcio

É importante acompanhar o sorteio, pois assim que contemplado, você poderá realizar o sonho de comprar o bem que deseja.

Outro detalhe importante é escolher a administradora, pois você terá um relacionamento financeiro duradouro e pensando nisso sugerimos que você conheça um pouco mais a empresa e seus métodos.

  • Contemplado por sorteio

Cotas que recebem o crédito integral, sem necessidade de desembolsar nenhum valor por isso, apenar deverá escolher o bem conforme o crédito e informar a administradora que orientará dos passos de aquisição.

  • Contemplado por lance

Os consorciados que oferecem lance devem acompanhar a assembleia de contemplação, após o seu número de cota ser sorteado, você terá poucos dias para pagar o lance, caso o pagamento do lance não seja identificado dentro do tempo informado pela administradora a contemplação será transferida para outro participante.

Conquiste o seu sonho!

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e SIMULE AQUI a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio