5 dicas antes de contratar um consórcio

0
1564
5/5 - (65 votes)

5 Dicas antes de contratar um consórcio

Seguindo essas sugestões, salvará o seu bolso de ciladas e também poupara a sua paciência de entrar em furadas e que infelizmente há empresas que se aproveitam do sonho alheio.

Para que isso não aconteça, veja 5 dicas antes de contratar um consórcio.

1 – Conheça a administradora do seu consórcio

Há muitas administradoras no mercado financeiro, a mais importante dica é conhecer a empresa com quem manterá um relacionamento financeiro.

Para saber se a empresa é boa mesmo, você pode recorrer a pesquisa na internet, Procon, Bacen e Reclame aqui.

Fazendo essa pesquisa você pode medir a quantidade de reclamação e a forma como foi resolvida, o que é mais importante nessa história é a forma como é resolvida.

Problemas todo mundo tem, então como é resolvido é a parte principal de contratar um serviço de consórcio, por isso é importante que esteja de acordo.

Pois se por ventura tiver alguma situação com a empresa, saberá como a administradora irá proceder para resolver o seu caso.

Além disso, o participante ou interessado deve saber como é feita a gestão do dinheiro investido pelos participantes, quantas contemplações acontecem, valores, taxas e assim por diante.

2- Conheça os processos do consórcio

Investir dinheiro no consórcio é uma das melhores formas de comprar algo de grande importância pessoal e pagando pouco por mês, por isso você deve conhecer alguns processos internos.

Agora que já conhece um pouco mais a administradora, é interessante conhecer um pouco como ela funciona por dentro, seus processos administrativos, se são burocráticos ou não.

O principal processo e a forma como realiza a assembleia, meio pelo qual a empresa entrega as cartas de crédito, como trabalham com a sua confiança financeira, deve observar o melhor método de contemplação

As administradoras fazem gestão do dinheiro investido pelo participante de diversas formas, então vale a pena conhecer e se informar como é feito o processo.

O FGTS do casal no consórcio, é mais uma das facilidades, que o consórcio pode proporcionar aos que optam por esse tipo de investimento.

3- Evite cancelar

O consórcio é um investimento que realiza sonhos, sabemos que situações podem acontecer e que não esperamos fazendo mudar o nosso objetivo ao ponto de cancelar

Ao formalizar o pedido de cancelamento é importante saber que o dinheiro não é devolvido de imediato, você participa de uma assembleia, quando contemplado você receberá o valor pago.

Se realmente haver a impossibilidade de manter o investimento é sugerido que transfira, assim você pode negociar os valores pagos até o momento com outro interessado.

4- Faça um planejamento

O consórcio é uma excelente forma de adquirir bens e aumentar o patrimônio, no entanto a compra deve ser planejada, você deverá ter ciência de que poderá receber o crédito a qualquer momento.

A contemplação não tem data marcada, por isso é importante se adequar as possibilidades, podendo receber até o encerramento do grupo.

Além disso, é muito mais barato se comparado a outras opções financeiras, principalmente as que envolvem juros, essas opções podem quase dobrar o valor final pago.

Também é possível antecipar pagamentos na possibilidade de ter um dinheiro extra, a mensalidade é abatida de trás para frente, assim você planeja o futuro financeiro e antecipa a quitação.

Planejar é importante porque você pode incluir uma série de variáveis ao seu favor que pode aumentar as chances de contemplação.

5- Saiba como funciona a assembleia de contemplação

Esse momento é o ponto mais aguardado dos participantes, porque é nesse momento que as cotas são sorteadas para faturarem o que tanto desejam.

Há duas formas de funcionar uma assembleia de contemplação:

  • Quando a própria empresa realiza o sorteio: No final do mês é reunido todos os participantes que pagaram dentro do seu vencimento, assim podem participar do sorteio.
  • Loteria federal: o resultado da assembleia acontece um pouco antes no final do mês, a administradora informa os números antes do sorteio da loteria federal e informa os participantes, no dia do resultado as cotas com os números correspondentes podem receber o crédito.

A tecnologia favorece e muito as administradoras de consórcio, pois hoje é possível fazê-las online, muitos participantes optam por essa modalidade de contemplação.

Espero que essas 5 dicas antes de contratar um consórcio tenham ajudado a você entender um pouco melhor e se preparar para investir o seu dinheiro de forma correta e segura!

Quer mais informações?

Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio