Onix, Hb20 ou Argo, qual o melhor consórcio?

720
Onix, Hb20 ou Argo, qual o melhor consórcio?
5 (100%) 12 vote[s]

Onix, Hb20 ou Argo?

Onix, Hb20 ou Argo? Para testar o Argo, optamos por reuni-lo com os principais concorrentes nas versões top de linha com câmbio automático.

Ficamos com o Argo Precision 1.8, o HB20 Premium 1.6 e o Onix LTZ 1.4. Todos com preço entre R$ 60 mil e R$ 70 mil.

Espaço interno e conforto

Onix, Hb20 ou Argo

Vamos ser práticos. O Argo se destaca pelo espaço interno um pouco maior que o Onix e o HB20, porém, as maçanetas são um pouco grandes, o que faz com que bata na perna do passageiro.

Onix, Hb20 ou Argo? O Onix é o único que tem ajuste somente de altura do volante. Nos demais, há ajuste de altura e profundidade.

Onix, Hb20 ou Argo

O HB20 agrada na frente, mas é menor atrás. Além disso, a elevada linha de cintura lateral deixa o vidro das portas traseiras um tanto alto, reduzindo a iluminação da cabine e ampliando a sensação de aperto.

Onix, Hb20 ou Argo

Ao menos o porta-malas iguala os 300 litros do Argo, ainda que o compartimento do Argo pareça um pouco maior.

Como COMPRAR um carro, imóvel, moto ou caminhão SEM ENTRADA. Veja como!

Veja em nossa outra matéria tudo sobre consórcio clicando aqui ou no próprio site da ABAC clicando aqui.

Acabamento e equipamentos

Onix, Hb20 ou Argo? Sem dúvidas o painel mais bonito e bem acabado é o do Fiat Argo, sendo o único a vir com uma tela TFT. Também vale destacar a central multimídia “flutuante”, de fácil acesso no alto do painel.

Comparativo Argo x Onix x HB20

Outro detalhe importante, o Argo é o único a vir de série com controles de tração e estabilidade, além do sistema stop/start que ajuda a economizar combustível desligando o motor em paradas curtas.

Também só o Fiat pode vir com câmera de ré, retrovisor interno fotocrômico e chave presencial com partida por botão (opcionais).

Ar digital está presente no Fiat e no Hyundai, bem como o recolhimento elétrico dos retrovisores externos (de série no HB20).

Na parte de entretenimento, os três vêm com centrais multimídias com tela de 7″ sensível ao toque. Além dos sistemas Apple Car Play e Android Auto.

Onix, Hb20 ou Argo? A do Fiat se destaca pela alta resolução da tela, mas não podemos dizer o mesmo da câmera de ré (opcional). A do Hyundai tem layout um pouco antigo e comandos lentos, mas traz GPS nativo. Já a do Onix (My Link 2) é a mais intuitiva de usar e com a melhor recepção do rádio.

Na prática – Dirigibilidade

Onix, Hb20 ou Argo? Dos três motores oferecidos no Argo, o 1.8 E-TorQ é o de concepção mais antiga. Gera vistosos 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque e agora está aliado a uma transmissão eficiente, automática de 6 marchas.

A Fiat sabe que, para render bem, esse motor precisa de giro e consequentemente, gasta muito combustível. Saia acelerando de forma suave e ele vai jogar terceira marcha a 30 km/h, quarta a 40 km/h e quinta a 50 km/h…

Powered by Rock Convert

Daí quando você precisar de uma resposta rápida para mudar de faixa, você terá de pisar fundo enquanto o câmbio reduz as marchas que não devia ter subido para então o carro ganhar força.

Ou seja, o Argo não parece ter o fôlego que tem numa condução normal. Nas subidas, às vezes irrita a ponto de termos que chamar uma marcha pra baixo na borboleta do volante. Na “vida real”, porém, é o Hyundai que se revela o mais ágil nas saídas e ladeiras, principalmente na cidade.

Onix, Hb20 ou Argo?

Com motor 1.6 tem o mais suave do trio nas passagens de marcha – e sem as trocas ascendentes exageradas do Argo. O problema é que essa agilidade cobra seu preço no consumo, o mais alto do comparativo em nossas medições.

O HB20 registrou 7,2 km/l de média na cidade e 11,9 km/l na estrada, com etanol, diante de 7,6 km/l e 12,1 km/l do Argo, respectivamente, e de 7,9 km/l e 12,5 km/l do Onix, na ordem.

Como esperado, o Onix se deu bem em economia de combustível, mas ficou para trás nas provas de performance. Não há milagre: o motor 1.4 de apenas 8 válvulas dá conta do recado com seu bom torque em baixas rotações, no entanto, sua menor força fica clara em velocidades de viagem.

Na cidade, ele agrada por responder de bate-pronto, sem ter que esperar o motor encher.

Em giros mais altos, porém, o motor da GM é o mais ruidoso e menos suave de funcionamento, em posição ao “lisinho” propulsor da Hyundai.

Onix, Hb20 ou Argo? Na última mudança ocorrida em 2016, o Onix ganhou direção elétrica e suspensão mais baixa. Acabou que o hatch da GM ficou mais “na mão” do que nunca, com menor inclinação nas curvas que os rivais.

Na média

O Argo fica no meio termo entre a firmeza do Onix e a maciez excessiva do Hyundai. Com dinâmica bem equilibrada, volante leve sem ser “bobo” e bom trato com as imperfeições do solo.

Por último, o HB20 revela o comportamento mais pobre dos três, sendo incapaz de absorver bem os buracos e deixando a carroceria rolar demais nas curvas e desvios rápidos. A direção também carece de melhor acerto: é pesada nas manobras e fica muito leve na estrada.

Conclusão 

Onix, Hb20 ou Argo? O Argo traz realmente algo de novo para brigar com os mais vendidos. Supera os mais antigos em porte, espaço, bem estar a bordo, acabamento, equipamentos e segurança. Porém, poderia ter ido além no ajuste do câmbio automático, que teve de “capar” o motor para não pesar no consumo.

O problema maior, entretanto, está no preço da novidade. O Argo oferece mais e cobra por isso. E a julgar pelas vendas do Onix, o mais barato com ampla margem, dinheiro ainda conta muito entre os compactos, mesmo em suas versões de topo. A Fiat precisará ser mais agressiva nos valores para encarar os líderes em volume.

Consórcio Onix, Hb20 ou Argo?

Agora que já sabemos a melhor opção entre os três modelos, qual consórcio adquirir? Fique tranquilo, pois com a carta de crédito você tem a opção de escolher qualquer um dos três no momento da contemplação!

Se você deseja um Sedã para família, conheça:

Consórcio Prisma e suas versões

Consórcio Prisma e suas versões, como faço?
Consórcio Prisma e suas versões, como faço?

Quer informações?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: http://c8a9d1f.contato.site/8ED22.

WhatsApp