Quando começa o grupo de consórcio?

0
4107
5/5 - (5 votes)

Quando começa o grupo de consórcio?

Assinei o termo de adesão e quando começa o grupo de consórcio? Essa talvez seja a primeira pergunta depois de concluir a negociação do investimento.

Essa e outras dúvidas surgem quando um novo investimento entra em nossas vidas, para saber quando começa o grupo do consórcio é necessário aguardar a administradora avisar.

As vezes um grupo de consórcio demora para ser formado, pois é necessário reunir várias pessoas com o mesmo interesse que o seu e que tenha uma faixearia financeira compatível.

Quando falamos de faixearia financeira, não estamos falando de renda, mas sim do crédito, pois dentro do grupo embora haja vários valores, existe um mínimo e um máximo.

Quando começa o grupo de consórcio?
Quando começa o grupo de consórcio?

A administradora precisa encontrar outras pessoas assim como você, que desejam investir no sonho da casa ou do carro próprio, por isso é levado em consideração muitos fatores.

Além de todos os fatores demográficos, financeiros é necessária para formar um grupo de consórcio, uma quantidade mínima é precisa para iniciar o grupo.

Tudo isso deve ser feito dentro de um prazo e as empresas que administram o consórcio têm noventa dias para formar um grupo, marcar a primeira assembleia de contemplação.

Alguns dias antes da assembleia o participante receberá as informações do seu investimento, o número do grupo que participará e sua identificação dentro do grupo, chamado de cota.

Ao receber essas informações o participante pode saber tudo sobre a saúde financeira do seu grupo e do seu investimento, além de poder ofertar lances.

Se o grupo não começar dentro de noventa dias?

O objetivo da administradora é realizar sonhos por meio do consórcio, onde o participante paga um valor justo por mês e livre de juros abusivos e conquistar o que tanto deseja.

Se por alguma razão a administradora não conseguir formar um grupo dentro de noventa dias os valores pagos serão devolvidos sem qualquer desconto ao participante.

Em alguns casos é devolvido até com rendimento, pois todo valor pago pelo participante é aplicado e rende juros até que o grupo comece e mantenha o valor atualizado.

A devolução será feita em conta corrente em titularidade do participante, mas antes poderão avaliar a possiblidade de participar de um grupo em andamento.

Lembrando que participar de um grupo em andamento, os valores mensais podem ser diferentes o negociado no grupo que está iniciando.

Entenda quando começa o grupo de consórcio
Entenda quando começa o grupo de consórcio

Vantagem de fazer adesão no início do grupo

O consórcio possui diversas vantagens, existe um benefício que é perfeito para o seu bolso e para o seu planejamento financeiro.

Quem deseja pagar o mínimo possível e ainda ter mais prazo de pagamento do carro, moto ou algum serviço podem fazer a adesão de um grupo iniciante e porquê?

Simples, quando você simula a participação de um grupo em andamento, todas as parcelas que não pagou, enquanto não fazia parte daquele grupo são distribuídas nas demais.

Isso consequentemente gera um valor maior de parcela, o que obriga muitas vezes a contratar uma carta de crédito menor que o necessário para comprar o bem que desejado.

E isso pode frustrar o seu sonho, a melhor opção para quem deseja comprar um bem com valor alto é fazer adesão em grupos iniciantes, pois terá mais prazo para quitar e mais crédito.

Quando falamos em mais crédito, é possível diluir todo o crédito numa quantidade de parcelas maior se comparado a um grupo em andamento, por isso é vantajoso.

Então quem deseja um credito maior e pagar um valor menor, melhor opção é entrar em um grupo que está iniciando.

Outra vantagem de fazer adesão em grupos que estão começando e a possibilidade de contemplação, pois como existem poucos investidores, você tem mais chances de sorteio.

Quando sorteado poderá iniciar a compra do bem que tanto deseja e realizar o sonho do carro e da casa própria.

É importante informar que todas as cotas são reajustadas anualmente, mesmo as contempladas e não contempladas, isso para manter o crédito atualizado.

Além disso, a atualização da carta de crédito mantém o poder de compra dos participantes que aguardam a contemplação do bem.

O reajuste segue um índice especifico, cada um deles é especificado no termo de adesão, por isso é importante ler e saber como funciona o seu investimento em detalhes.

Isso é uma forma de conhecer todos os processos e saber como aumentar suas chances de contemplação, quando começar o grupo do consórcio você já estará expert no assunto.

Entenda quando começa o grupo de consórcio
Entenda quando começa o grupo de consórcio

Quer mais informações?

Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio