Quitar financiamento com consórcio é possível?

0
3275
5/5 - (13 votes)

Quitar financiamento com consórcio é possível?

Posso quitar financiamento com o consórcio? O consórcio sem sombra de dúvidas é uma das melhores opções de investimento financeiro e com ele é possível realizar muitos objetivos na vida, inclusive de quitar um financiamento.

Financiamento é um serviço oferecido na maioria por bancos e financeiras, colocam a disposição de interessados recursos para que comprem bens duráveis.

A compra é quase que imediata, quando aprovado e o valor pode chegar ao dobro do valor inicial, pois é adicionado de taxas e juros.

Diferente do consórcio que é um autofinanciamento, a reunião de pessoas com o mesmo interesse que contribuem para que todos realizem seus sonhos.

O mais interessante no consórcio é que não exige análise de crédito até a contemplação, você apenas investe no seu sonho e quando estiver tudo pronto, pode realiza-lo.

As mensalidades do consórcio são menores que o financiamento, pois não é acrescido de taxas e juros, o que torna muito mais fácil pagar.

Como posso quitar um financiamento com o crédito recebido no consórcio

Respondendo à pergunta do título, sim é possível quitar um financiamento com o crédito recebido na contemplação, mas existe alguns detalhes que você precisa conhecer.

Existe uma lei homologada pelo Banco Central do Brasil que concede o direito de quitar um financiamento com o crédito recebido na contemplação, a lei existe desde 2009.

Para quitar o financiamento é importante que os dois contratos estejam no nome do participante, além disso, o financiamento deve corresponder a categoria da cota.

Um exemplo disso seria, quitar o financiamento de um carro com cota contemplada de veículo, agora se a carta de crédito fosse de imóvel e quisesse quitar um automóvel não seria possível.

O financiamento é composto de muitas taxas e juros, que podem quase dobrar o valor do item original, ao quitar o financiamento com a carta de crédito você fica livre.

Uma das vantagens de quitar o financiamento usando o consórcio é que você pode pedir um desconto no boleto de quitação, algumas financeiras baixam os juros e taxas como incentivo.

O desconto é garantido pelo código e direito do consumidor, você pode consultar e conferir que o a financeira ou banco deve conceder desconto proporcional de juros e acréscimos.

Regras e dicas para ver se posso quitar o financiamento usando consórcio

O consórcio possui diversas normas para assegurar os recursos de todos os participantes, por isso é estabelecido algumas regras que pode variar de uma administradora para outra.

A primeira regra é que o saldo devedor deve ser compatível com a carta de crédito, somente assim pode usar o consórcio para quitar o financiamento.

O financiamento deve ser do mesmo gênero que o consórcio do participante.

Quando aprovado o processo pelo financeiro, será necessário fornecer o boleto de quitação ou contato com a financiadora.

A administradora fará o pagamento direto a financiadora, mas para isso é necessário registrar o bem, ele fica vinculado a empresa impedido a venda até a quitação.

As regras são validas para grupos formados depois de 5.2.2009, em caso de dúvida entre em contato com a sua administradora.

Posso quitar um financiamento com o crédito recebido no consórcio

O bem será vistoriado para garantir a segurança financeira do grupo e para ser aceito deve atender os critérios estabelecido pelo departamento financeiro.

Caso o participante tenha um crédito menor que o saldo devedor no financiamento infelizmente deverá aguardar atingir o valor e iniciar o processo.

É importante conferir o seu contrato de quitação com a financeira também para evitar surpresas no processo de transferência e registro do bem.

Para assegurar uma boa transação, peça um demonstrativo do seu financiamento, nesse documento poderá conferir todos os encargos e como a financeira chegou ao valor da quitação.

Para sua segurança confira todos os dados do contrato e documento de quitação, como o valor é significativo não pode haver erros.

O consórcio é muito flexível e vantajoso, mas para isso é necessário planejamento, pois a quitação do financiamento com o consócio é válida apenas para cotas contempladas.

Por isso é importante planejar e oferecer lances para aumentar ainda mais as chances de contemplação e pagar muito pouco por mês e ficar livre do financiamento.

Quer mais informações?

Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio