Podem me cobrar taxa de adesão?

704
Podem me cobrar taxa de adesão?
5 (100%) 3 votes

Podem cobrar taxa de adesão?

Há muitas dúvidas quando o assunto é consórcio, principalmente quando envolve o dinheiro dos participantes, ainda mais aqueles que estão pensando em aderir ao investimento.

Algumas questões são levantadas quando apresentado o formato do consórcio e formas de pagamento e por fim como é feito a compra do item que tanto deseja.

É comum os participantes perguntarem se podem comprar taxa de adesão, porque simplesmente assinam um termo e pagam a mensalidade e pronto já estão participando.

Basicamente esse é o processo, escolher o que deseja, achar um grupo, definir um valor, determinar quantas parcelas e pagar e começar a participar das assembleias de contemplação.

Parece simples pergunta “podem me cobrar taxa de adesão? ”, mas na verdade é muito séria, pois esse tipo de ação não é regulamenta ou autorizada pela própria administradora.

O consórcio é um dos investimentos que mais cresce no país e para manter o crescimento e transparências no mercado financeiro as administradoras seguem regras e normas rígidas.

As leis aplicadas ao consórcio protegem o interesse de todos e de forma, por isso é uma pergunta séria, quando uma ação foge do normal é necessário informar a empresa.

É de conhecimento das administradoras que existem pessoas que agem de má fé e se aproveitam do sonho alheio, fazendo falsa promessa.

Por isso as administradoras alertam que o consórcio não cobra taxa de adesão, você não precisa pagar nenhum valor a mais para entrar no grupo, exceto a mensalidade.

A mensalidade é composta de itens que cobrem todas as despesas e necessidades da administradora, por isso é desnecessário cobrar taxa de adesão.

Essas informações constam no termo de adesão, em caso de dúvida solicite uma cópia e leia atentamente para maiores esclarecimentos.

Outra razão que torna o consórcio um sucesso é que não é preciso dar entrada ou pagar adesão para começar a investir no sonho do carro ou da casa própria.

Entenda sobre taxa de adesão
Entenda sobre taxa de adesão

Antecipação de valores no consórcio

No consórcio não existe taxa de adesão, embora muitas pessoas confundam com a antecipação de parcelas ou de taxa administrativa.

Vamos esclarecer as diferenças entre cada uma, assim fica claro e você pode fazer a adesão do seu investimento com segurança.

Powered by Rock Convert

A taxa de adesão é um valor cobrado para participar de um serviço, o consórcio dispensa esse tipo de cobrança, pois existe todo um trabalho financeiro por trás de cada parcela paga.

Quando um participante decide investir no consórcio ele tem a opção de antecipar parcelas, não confundam com taxa de adesão.

Na hora que assinar o contrato o novo participante pode antecipar um determinado valor, que pode ser abatido no valor de parcelas ou na quantidade de parcelas.

Esse tipo de ação é comum quando participantes que optam por participar de grupos em andamento, normalmente as parcelas não contribuídas são diluídas nas demais até quitação.

Por isso os novos participantes de grupos em andamento adiantam o pagamento, para ter uma parcela menor ou quantidade menor de parcelas, mas isso não é obrigatoriedade.

O cliente tem toda flexibilidade de escolha, optar ou não pela antecipação, a única obrigação é o pagamento da mensalidade em dia, pois ela supre todas as necessidades da administradora.

A parcela do consórcio é formada por três itens:

  • Fundo comum: destinada a compra do bem;
  • Taxa administrativa: cobre despesas da empresa que administra o consórcio;
  • Fundo de Reserva: uma poupança para imprevistos, no fim do grupo é devolvido aos participantes.

Esses itens cobre todas as despesas necessárias da administradora e por isso não há porque uma administradora cobrar valores adicionais.

Podem me cobrar taxa de adesão?
Podem me cobrar taxa de adesão?

Se cobrarem a taxa de adesão no consórcio

O consórcio é uma das melhores formas de adquirir bens, patrimônios e age de forma transparente com todos.

Se um consultor solicitar o pagamento de taxa de adesão no consórcio, entre em contato com a administradora, ela certamente irá esclarecer a cobrança e tomará as medidas necessárias.

Também pode entrar em contato com o Banco Central do Brasil (BACEN) pelo 145 ou acessar o site, você pode conferir todas as regras do consórcio, acesse: www.bcb.gov.br

O horário de contato é apenas horário comercial, mas no site há outras formas de entrar em contato e obter o esclarecimento desejado.

O Banco Central do Brasil também coloca à disposição do consumidor todas as empresas que estão aptas e licenciadas para comercializar consórcio em todo território nacional.

Essas empresas seguem todas as normas e regras estabelecidas pelo órgão financeiro e pelo código de defesa do consumidor, preservando o direito de investimento do participante.

Podem me cobrar taxa de adesão?
Podem me cobrar taxa de adesão?

Quer informações?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://goo.gl/vQyBbK.

Powered by Rock Convert