Taxa de adesão no consorcio: Podem me cobrar?

0
7883
5/5 - (4 votes)

Taxa de adesão no consorcio: Posso ser cobrada?

Há muitas dúvidas quando o assunto é consórcio, principalmente quando envolve o dinheiro dos participantes, ainda mais aqueles que estão pensando em aderir ao investimento. Uma pergunta que é feita por muitos consorciados, é em relação a Taxa de adesão no consorcio.

Algumas questões são levantadas quando o formato do consórcio e formas de pagamento são apresentados, assim como a aquisição do seu bem.

É comum os participantes perguntarem se é possível comprar, afinal, eles simplesmente assinam um termo e pagam a mensalidade para começarem a participar do grupo.

Basicamente esse é o processo, escolher o que deseja, achar um grupo, definir um valor, determinar quantas parcelas serão feitas, pagar as parcelas e começar a participar das assembleias de contemplação.

Podem me cobrar taxa de adesão no consorcio? ”, pode parecer uma pergunta simples, mas na verdade é muito séria, pois esse tipo de ação não é regulamentada ou autorizada pela própria administradora.

O consórcio é um dos investimentos que mais cresce no país e para manter o crescimento e transparência no mercado financeiro as administradoras seguem regras e normas rígidas.

As leis aplicadas ao consórcio protegem o interesse de todos, por isso, quando uma ação foge do normal, é necessário informar a empresa.

É de conhecimento das administradoras que existem pessoas que agem de má fé e se aproveitam do sonho alheio, fazendo falsas promessas.

Por esse motivo, as administradoras alertam que o consórcio não cobra taxa de adesão, você não precisa pagar nenhum valor a mais para entrar no grupo, exceto a mensalidade.

A mensalidade é composta de itens que cobrem todas as despesas e necessidades da administradora, por isso, é desnecessário cobrar taxa de adesão.

Essas informações constam no termo de adesão, em caso de dúvida, solicite uma cópia e leia atentamente para maiores esclarecimentos.

Outra razão que torna o consórcio um sucesso é que não é preciso dar entrada ou pagar juros para começar a investir no sonho do carro novo ou da casa própria.

Entenda sobre taxa de adesão
Entenda sobre taxa de adesão no consorcio

Antecipação de valores no consórcio

No consórcio não existe obrigatoriedade de pagar taxa de adesão, embora muitas pessoas confundam com a antecipação de parcelas ou taxa administrativa.

Vamos esclarecer as diferenças entre cada uma, dessa forma, você pode fazer a adesão do seu investimento com total segurança.

A taxa de adesão no consorcio é um valor cobrado para participar de um serviço, o consórcio dispensa esse tipo de cobrança, pois existe todo um trabalho financeiro por trás de cada parcela paga.

Quando um participante decide investir no consórcio ele tem a opção de antecipar parcelas, não confundam essa ação com taxa de adesão no consorcio.

Na assinatura do contrato, o novo participante pode antecipar um determinado valor, que pode ser abatido no valor de parcelas ou na quantidade de parcelas.

Esse tipo de ação é comum quando participantes, que optam por participar de grupos em andamento, normalmente tem parcelas diluídas nas demais, até a quitação do consórcio.

Por isso, os novos participantes de grupos em andamento adiantam o pagamento, para ter uma parcela menor ou quantidade menor de parcelas, mas isso não é obrigatoriedade.

O cliente tem toda flexibilidade de escolha e pode optar ou não pela antecipação, a única obrigação é o pagamento da mensalidade em dia, pois ela supre todas as necessidades da administradora.

A parcela do consórcio é formada por três itens:

  • Fundo comum: Destinada a compra do bem;
  • Taxa administrativa: Cobre despesas da empresa que administra o consórcio;
  • Fundo de Reserva: Uma poupança para imprevistos. No fim do grupo, é devolvido aos participantes.

Esses itens cobrem todas as despesas necessárias da administradora e por isso, não há porque uma administradora cobrar valores adicionais.

Podem me cobrar taxa de adesão?
Podem me cobrar taxa de adesão?

E se me cobrarem a taxa de adesão no consorcio?

O consórcio é uma das melhores formas de adquirir bens, patrimônios e age de forma transparente com todos os clientes.

Se um consultor solicitar o pagamento de taxa de adesão no consorcio, entre em contato com a administradora, ela certamente irá esclarecer a cobrança e tomará as medidas necessárias.

Você também pode entrar em contato com o Banco Central do Brasil (BACEN) pelo 145 ou acessar o site, dessa forma, você pode conferir todas as regras do consórcio, acesse: www.bcb.gov.br.

O Banco Central do Brasil também coloca à disposição do consumidor todas as empresas que estão aptas e licenciadas para comercializar o consórcio em todo território nacional.

Essas empresas seguem todas as normas e regras estabelecidas pelo órgão financeiro e pelo código de defesa do consumidor, preservando o direito de investimento do participante.

Benefícios do consórcio
Benefícios do consórcio

Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

Como funciona o consórcio
Como funciona o consórcio

A vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Taxa de adesão: Benefícios do Consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e SIMULE AQUI a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio