O que acontece se eu desistir do consórcio?

2735
O que ocorre em caso de desistencia
O que ocorre em caso de desistencia

Saiba o que acontece com o seu dinheiro se desistir do consórcio

O consórcio é uma das excelentes formas de realizar sonhos, mas há situações que não podemos prever e mudam todos os planos feitos, mas o que acontece se desistir do consórcio?

Há diversas ocasiões que levam a desistência do consórcio, talvez por não ser o momento certo, planejamento financeiro mudou ou qualquer outro motivo.

Seja qual for o motivo, a dúvida que surge é “ o que acontece com o dinheiro que investi, recebo de volta? ”, fique tranquilo o consórcio é protegido por leis que beneficiam todos.

É justamente isso que vamos abordar, existe duas situações quando um participante do consórcio manifesta o desejo de cancelar, vamos conhecer as situações:

O que acontece se eu desistir do consórcio?
O que acontece se eu desistir do consórcio?

Desistência do consórcio dentro de sete dias

O consórcio é protegido por leis, que protege os participantes, a administradora e também os valores e bens comprados com o dinheiro envolvidos de cada um.

Uma das regras que protege o consumidor dentro do consórcio e o torna justo é aart. 49 do Código de Defesa do Consumidor e também a Lei 8.078, de 1990.

Essa primeira lei estabelece que a pessoa que assinou o termo de adesão pode cancelar o contrato dentro de sete dias, contanto a partir da assinatura do termo de adesão.

Para tornar valida a desistência do consórcio com restituição total de valores, é necessário que a assinatura tenha ocorrido fora de uma sede ou escritório da administradora.

Ao atender a esses requisitos o participante deverá comunicar a administradora que deseja desistir do consórcio, em seguida será tomada as providencias para anulação do contrato.

Quando o contrato for anulado, todos os valores serão devolvidos em conta bancária na titularidade do participante, para mais detalhes fale com a administradora.

Se a situação for diferente do que descrevemos, há outras formas de receber o dinheiro investido, como por exemplo, “assinei o termo dentro de uma sede da administradora”.

Caso isso tenha acontecido, o processo de restituição será o mesmo que uma cota cancelada.

O que acontece se eu desistir do consórcio?
O que acontece se eu desistir do consórcio?

Desistência do consórcio no decorrer do contrato ou cota cancelada.

Todos os sonhos e planos mudam com o passar dos anos, alguns são mantidos pela magnitude de seus benefícios e valores investidos, mas há situações que exigem a mudança de foco.

Powered by Rock Convert

Quando o foco muda, algumas decisões são tomadas, uma delas possivelmente seria a desistência do consórcio, mas em seguida surge uma questão “o que acontece com o dinheiro investido? ”.

Justamente isso que iremos esclarecer, pois o consórcio possui regras transparentes que protegem todos os envolvidos, por isso é importante ficar atento ao termo de adesão.

Quando um participante quer desistir do consórcio é necessário formalizar por escrito o pedido junto a administradora, quando cancelado será considerado consorciado excluído.

No consórcio existem outras regras que protegem os valores investidos, uma delas é o art. 22 da Lei 11.795, de 2008, defende os recursos usados e o próprio desistente.

Quer saber se é possível comprar seu imóvel sem pagar JUROS? Veja abaixo!

Essa lei prevê que o consorciado cancelado poderá receber o valor investido antes do termino do grupo.

Todos os meses a administradora realiza uma assembleia de contemplação, todos os participantes que contribuíram até o vencimento participam e quando sorteados, podem usar o crédito.

Assim também acontece com as cotas desistentes. O participante que desistiu do consórcio pode receber o valor investido quando contemplado, por isso é importante atualizar os dados.

No passado o processo de devolução era totalmente diferente. Os participantes que entraram em grupos até 5.2.2009 e por algum motivo solicitou o cancelamento seguem outras regras.

As cotas canceladas do antigo contrato só podem receber o dinheiro investido quando o grupo encerrar, alguns investimentos duram anos.

Também existem situações que merecem um pouco de atenção, veja:

  • Se o participante está contemplado e não usou o crédito ainda, é necessário seguir o processo de descontemplação e em seguida prosseguir com o cancelamento.
  • Casos seja contemplado e tenha usado o crédito, infelizmente não podem abandonar o investimento, se houver algum imprevisto financeiro fale com a administradora.
E se eu desistir do consórcio?
E se eu desistir do consórcio?

Se eu desistir do consórcio posso reativar?

Os participantes que formalizaram o pedido de cancelamento e aguardam a restituição podem reativar o consórcio e investir novamente no sonho do carro ou da casa.

Mas é importante saber que todas as parcelas que não foram pagas durante o tempo que ficou cancelada, todas são diluídas na quantidade de parcelas que restam para quitar a cota.

Quando realizar o primeiro pagamento, retornará a assembleia de contemplação como qualquer outro participante, quando sorteado poderá comprar o que tanto desejou.

O que acontece se desistir do consórcio
O que acontece se desistir do consórcio