Como é feito o cálculo das prestações do consórcio?

0
1291
Rate this post

Como é feito o cálculo das prestações do consórcio

Como é feito o cálculo das prestações do consórcio? O consórcio é uma das melhores formas de adquirir bens e conquistar patrimônios, você já parou para pensar porque é tão barato e como é feito o cálculo do valor das prestações?

Embora o consórcio seja a forma mais acessíveis de conquistar o carro ou a casa própria é importante compreender como é feito as parcelas e distribuídas todos os meses.

Normalmente o participante ou interessado planeja comprar um bem e determinada o valor para aquisição, quando contemplado poderá comprar o bem que tanto desejou.

A administradora conduz o grupo e possui uma série de obrigações. Ela precisa se programar para situações que não pode prever até todos que possam comprar o bem que desejaram.

Além dessas imprevisíveis situações a administradora contrai algumas despesas para a boa manutenção do grupo, pelos serviços e assistência administrativa prestadas aos participantes.

No momento que o participante faz um pagamento da prestação do consórcio. Ele contribui para que o sonho do bem desejado fique mais próximo, mas não é só isso.

A mensalidade é composta de outros fatores que beneficiam todos as partes envolvidas. Para manter tudo na ordem e bom funcionamento é preciso direcionar um pouco para cada área.

O cálculo do valor das prestações é feito da soma de três itens:

Fundo comum

Taxa administrativa

Fundo de reserva

Há alguns contratos que estabelecem outras necessidades e que são incluídas nas mensalidades. Mas na maioria dos termos de adesão são apenas os três itens.

No consórcio existem muitos grupos e com as mais variadas cartas de crédito. Por isso a composição de cada parcela é feitas em percentual considerando o crédito contratado.

Vamos conhecer a função dos atributos das parcelas:

Como é feito o cálculo do valor das prestações?
Como é feito o cálculo do valor das prestações?

Como é feito o cálculo das prestações do consórcio: Fundo comum

As parcelas pagas no consórcio contribuem para que realize seu sonho e agindo de forma transparente as administradoras demonstram como é feito o cálculo das prestações.

A primeira contribuição é o fundo comum, esse fundo é destinado a compra do bem que planejou comprar e decidiu realizar tal desejo com o consórcio.

Qual o cálculo do valor das prestações?
Qual o cálculo do valor das prestações?

Taxa administrativa

A administradora possui algumas despesas e obrigações para manter o bom funcionamento do grupo e na prestação de serviço.

O valor da taxa administrativa é definido no início do investimento. Quando estabelecido é distribuído nas parcelas até a quitação do crédito.

Como é feito o cálculo das prestações do consórcio: Fundo de reserva

Situações inesperadas podem acontecer e como são muitas pessoas e valores envolvidos, ninguém pode sair prejudicado e por isso existe o fundo de reserva.

No decorrer do grupo se acontecer alguma situação prevista no termo de adesão que fuja da normalidade. A administradora pode usar o recurso e manter a ordem no grupo, sem afetar o bolso de ninguém.

Mas fique tranquilo, o valor contribuído mensalmente até o encerramento do grupo é devolvido, outra razão para manter os dados atualizados.

Qual o cálculo do valor das prestações?
Qual o cálculo do valor das prestações?

Quando acontecer a assembleia de encerramento, os participantes receberão uma notificação para entrar em contato com a administradora e solicitar a restituição do fundo de reserva.

Prezado pela transparência, o valor somente é usado em situações extremas e todos os meses é discriminado no resultado a assembleia, onde mostra todas as despesas e lucros do grupo.

Reajuste anual

Anualmente todas as cartas de crédito são reajustadas, cada uma possui seu próprio índice de referência, mas o que isso tem a ver em como é feito o valor da prestação?

Os grupos são formados de acordo com o seu interesse e para manter o poder de compra dos participantes quanto contemplado é necessário reajustar.

O reajuste anual é melhor forma de manter o crédito atualizado. Quando contemplado terá as melhores chances de comprar o bem que tanto desejou.

Como é feito o cálculo do valor das prestações?
Como é feito o cálculo do valor das prestações?

Quando todos os bens são reajustados, os três itens que compõe a sua parcela também e reajustada de acordo, por isso a mensalidade vem com valor maior.

Você deve se perguntar, “porque isso? ”. Compreendendo que o mercado possui suas variações, a administradora precisa ficar preparada para qualquer situação.

Mesmo com tantos itens no valor da parcela. O consórcio ainda é o mais vantajoso e acessível do mercado financeiro, diferente de outras formas de investimento.

O consórcio possui diversas opções de investimento. Consulte a administradora da sua confiança para simular um valor e confirmar que o consórcio é acessível e flexível.

Quer mais informações?

Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio