O que é carta de crédito no consórcio?

Definir valores é necessário para realizar sonhos, conheça melhor a carta de crédito no consórcio.  

521
O que é carta de crédito no consórcio?
5 (100%) 4 vote[s]

 

O que é carta de crédito no consórcio?

Quando escolhemos um investimento é necessário definir um valor necessário para conquistar algo que tanto desejamos, para isso é estipulado um valor que será usado para aquisição.

Então o valor total é representado como carta de crédito e quando contemplado pode ser usado da forma como convier e claro respeitando as regras do grupo e da administradora.

Mas como saber se a cartão de crédito no consórcio é ideal para meus objetivos? A resposta para essa pergunta será desenvolvida ao longo desse artigo, assim estará pronto para investir.

Como escolher a carta de crédito no consórcio?

O consórcio é a reunião de pessoas interessadas no mesmo objetivo que você, então como escolher um valor para comprar algo? Na verdade, há vários fatores que podem influenciar.

A decisão de escolher um crédito é baseada nas necessidades e objetivos pessoais, por exemplo: preciso de uma casa que tenha três quartos e que tenha quintal e garagem.

Detalhes como esses, podem encarecer o seu investimento, o que se faz necessário aumentar o valor, por isso é necessário pesquisar um pouco antes quanto será necessário para aquisição.

Após uma pesquisa de mercado, você pode entrar em contato com a administradora de consórcio da sua confiança e fazer a adesão do crédito necessário para aquela compra.

Lembrando que no consórcio não há necessidade de dar entrada e não há inclusão de juros no valor do contrato, apenas a taxa de administração que também pode ser negociada com o consultor.

Carta de crédito no consórcio fica congelada?

Algumas pessoas perguntam se o crédito contratado fica congelado, já que é escolhido na adesão e se no futuro o valor não der para comprar o imóvel ou o carro desejado.

Há uma regra que protege o interesse de todos os investidores no consórcio, todos os créditos são reajustados anualmente, prezando pela qualidade e garantia de compra dos investidores.

Cada interesse acompanham um índice especifico, veja quais são:

  • INCC – Índice Nacional dos Custos da Construção– Grupos de Imóveis
  • FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Grupo de automóveis
  • IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Grupo de Carros e serviços

Há outros índices que também podem ser usados, os mais interessantes e usados são estes e que reagem ao mercado financeiro de forma que beneficia o investidor e a administradora.

Powered by Rock Convert

O reajuste acontece com todos os investimentos no consórcio, ou seja, todas as cartas de crédito no consorcio são atualizadas, para que no momento desejado você tenha o poder de compra necessário.

Uma segunda pergunta surge, quando falamos sobre o reajuste “mesmo contemplado, meu crédito é reajustado? ” Sim, pois todos os participantes contribuem para aquisição do outro.

O consórcio é um sistema de autofinanciamento, por isso é interessante e vantajoso, o crédito é reajustado para todos, porque como não é previsto o momento de contemplação e como tudo é reajustado anualmente, o crédito necessita acompanhar o mercado financeiro.

A carta de crédito no consórcio pode ser alterada?

Quando fazemos um investimento a longo prazo, situações inesperadas tanto positivas quanto negativas podem acontecer, havendo a necessidade de reduzir ou aumentar a carta de crédito.

E sim pode ser alterada, mas algumas administradoras estipulam regras para essa alteração, pois como há um planejamento financeiro em relação as contribuições.

Se houver muitas alterações o planejamento financeiro se torna ineficiente e prejudica a entrega das cartas de crédito no consórcio.

Para que a saúde do grupo seja mantida desde a sua fundação até sua finalização, há pequenas regras implementadas que contribuem para sua existência, medidas prezando pelo bem maior, seu investimento.

Então dentro do grupo há certos limites de crédito, um exemplo: dentro do grupo o menor limite é de R$ 50 mil e o maior R$ 150 mil, dentro dessa linha há uma série de créditos.

Caso haja a necessidade de um crédito maior que o atual, você poderá adquirir uma conta dentro do mesmo grupo, lembrando que é necessário que haja disponibilidade.

Algumas administradoras adotam uma quantidade mínima de redução na carta de crédito, entre 1 ou 3 vezes dependendo do tempo de investimento e devem ser usadas com sabedoria.

Os usos delas em situações desnecessárias podem prejudicar no futuro, pois quando houver a necessidade, a oportunidade não estará mais disponível e infelizmente a administradora não poderá alterar as regras.

Agora que você já sabe o que a carta de crédito no consórcio, faça uma simulação para realizar seu sonho! Planeje o seu futuro hoje mesmo, pagando pouco por mês.

Quer informações?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://goo.gl/vQyBbK.