Meu consórcio foi excluído, posso resgatar o valor pago?

3916
Consórcio Excluído cancelado como resgatar o dinheiro
Consórcio Excluído ou cancelado como resgatar o dinheiro
Meu consórcio foi excluído, posso resgatar o valor pago?
4.5 (90%) 4 vote[s]

O consórcio é um investimento transparente e devolve valor pago pelos participantes

O consórcio é uma das melhores formas de comprar bens de pagando pouco, mas imprevistos acontecem, se o seu consórcio foi excluído saiba que é possível resgatar o valor pago.

A participação no consórcio está relacionada ao pagamento das mensalidades em dia, mesmo que haja atraso na parcela, a existência do investimento não é comprometida.

Sabemos que imprevistos acontecem e mudam nossa prioridade em determinados momentos, podendo acontecer com o investimento no consórcio.

Se algum imprevisto aconteceu fale com a administradora, ela poderá oferecer algumas possibilidades, por exemplo diluir um ou duas mensalidades nas demais faltantes.

Assim você evita que o consórcio seja excluído e mantém ativo o sonho de faturar o bem que tanto deseja, podendo retomar o pagamento no mês seguinte, por isso vale a pena entrar em contato.

O que acontece quando deixo de pagar as mensalidades?

Apesar dos imprevistos é importante saber que outras pessoas também contam com você para receber o crédito e poderem realizar o sonho, seja da casa própria ou do carro 0km.

Quando um participante deixa de contribuir por 3 meses, algumas administradoras estipulam 3 assembleias, a cota é cancelada automaticamente, por acreditarem que perdeu o interesse.

Após o cancelamento da cota, o consorciado participará de uma assembleia destinada apenas a investimentos cancelados.

Importante lembrar que o valor não é devolvido de imediato, o participante poderá resgatar o valor pago quando contemplado na assembleia de cancelados.

Ter a cota cancelada no consórcio não é vantajoso para nenhuma das partes, veja porque:

  • Você: o valor devolvido não será integral pago, terá deduções de taxas.
  • Demais participantes: o valor arrecadado mensal será menor já que não terá sua contribuição, reduzindo o número de contemplados por mês.
  • Administradora: a empresa terá menos recurso para investir em melhorias para atender você e demais participantes.

Quer saber rapidamente como funciona o consórcio? Assista!

Contemplação de cancelados

Mensalmente acontece a assembleia de contemplação e em seguida dos canceladas, funciona do mesmo jeito, no entanto o contemplado como cancelado poderá resgatar o valor pago com dedução.

É importante saber o participante contemplado nessa assembleia receberá o valor deduzido de taxas, veja quais são:

  • Taxa administrativa
  • Valor do bem
  • Fundo de reserva

Entanto você não é contemplado na assembleia de cancelados o seu dinheiro fica aplicado numa conta, rendendo juros similar a uma conta poupança, assim você poderá receber um valor ajustado.

Powered by Rock Convert

Quando contemplado na assembleia de cancelados receberá uma notificação, algumas administradoras, envia e-mail, outras ligam ou enviam cartas, por isso mantenha o cadastro atualizado.

Veja nas cláusulas contratuais o que acontece quando sua cota é cancelada, pois em algumas ocasiões o cancelamento pode gerar mais deduções.

Como reativar a investimento no consórcio

É possível resgatar o valor pago quando contemplado na assembleia de contemplação, mas também é possível reativar o investimento no consórcio, sem perder o que já pagou.

Quando a situação melhorar, o participante que teve o consórcio excluído pode reativar e investir novamente nos seus sonhos, as parcelas que deixou de contribuir são diluídas pelas restantes.

Além disso, é possível reduzir ou aumentar o crédito se necessário, dentro das características do grupo, então vale a pena consultar.

A reativação está sujeita a vagas e no máximo 12 meses para encerramento do grupo, então fale com a administradora e saiba da disponibilidade de retomar o investimento.

O que acontece quando reativo o consórcio?

O participante que reativa a cota participará novamente da assembleia de contemplação, podendo receber o crédito a qualquer momento.

Importante lembrar que para participar das assembleias de contemplação é necessário fazer os pagamentos em dia.

Muitos dos consorciados optam pelo débito automático para que suas parcelas sejam pagas na data de vencimento, também há a opção de DDA e acesso ao autoatendimento, onde o próprio participante emite o boleto.

Após a reativar a cota o participante também pode ofertar lance para aumentar as chances de contemplação e faturar o carro, a casa que tanto deseja.

No consórcio há muitas possibilidades, vale a pena entrar em contato com a central de atendimento da administradora, pois certamente poderá oferecer condições e esclarecimentos necessários.

Seja para reativar a cota ou mesmo para resgatar valores pagos, se por ventura o consórcio foi excluído, na dúvida sempre fale com a administradora.