Carta de crédito no consorcio: O que é e como funciona?

Definir valores é necessário para realizar sonhos, conheça melhor a carta de crédito no consórcio.  

0
2041
5/5 - (4 votes)

Carta de crédito no consorcio: Entenda como funciona

Carta de crédito no consorcio. Quando escolhemos um investimento é necessário definir o valor do bem que queremos adquirir. Esse valor total é representado como carta de crédito e quando contemplada, pode ser usada da forma como convier e claro, respeitando as regras do grupo e da administradora.

Mas, como saber se a carta de crédito no consórcio é ideal para meus objetivos? A resposta para essa pergunta será desenvolvida ao longo desse artigo, continue conosco!

Como escolher a carta de crédito no consorcio?

O consórcio é a reunião de pessoas interessadas no mesmo objetivo que você, então, como escolher um valor para o seu bem? Na verdade, há vários fatores que podem influenciar nessa decisão.

A decisão de escolher um crédito é baseada nas necessidades e objetivos pessoais, por exemplo: Preciso de uma casa que tenha três quartos, com quintal e garagem.

Posso pegar meu crédito em dinheiro?
Posso pegar meu crédito em dinheiro?

Detalhes como esses, podem encarecer o seu investimento, o que se faz necessário aumentar o valor, por isso, é necessário pesquisar antes sobre o valor necessário para a aquisição do seu bem.

Lembrando que no consórcio não há necessidade de dar entrada e não há inclusão de juros no valor do contrato, apenas a taxa de administração, que também pode ser negociada com o consultor.

Carta de crédito no consorcio, fica congelada?

Algumas pessoas perguntam se o crédito contratado fica congelado, já que é escolhido na adesão. E se no futuro o valor não der para comprar o imóvel ou o carro desejado, o que é preciso fazer?

Há uma regra que protege o interesse de todos os investidores no consórcio, todos os créditos são reajustados anualmente, prezando pela qualidade e garantia de compra dos investidores.

Cada interesse acompanha um índice especifico, veja quais são:

  • INCC – Índice Nacional dos Custos da Construção– Grupos de Imóveis
  • FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Grupo de automóveis
  • IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Grupo de Carros e serviços

Há outros índices que também podem ser usados, os mais interessantes e usados são estes mencionado acima e que reagem ao mercado financeiro de forma a beneficiar o investidor e a administradora.

O reajuste acontece com todos os investimentos no consórcio, ou seja, todas as cartas de crédito no consorcio são atualizadas, para que no momento desejado, você tenha o poder de compra necessário.

Uma segunda pergunta surge, quando falamos sobre o reajuste “mesmo contemplado, meu crédito é reajustado? ” Sim, pois todos os participantes contribuem para aquisição do outro.

Carta de crédito congelada?
Carta de crédito congelada?

O crédito é reajustado para todos, porque como não é previsto o momento de contemplação e como tudo é reajustado anualmente, o crédito necessita acompanhar o mercado financeiro.

A carta de crédito no consorcio pode ser alterada?

Quando fazemos um investimento a longo prazo, situações inesperadas, tanto positivas quanto negativas, podem acontecer, havendo a necessidade de redução ou aumento da carta de crédito.

E sim, ela pode ser alterada, mas algumas administradoras estipulam regras para essa alteração, pois há um planejamento financeiro em relação as contribuições.

Para que a saúde do grupo seja mantida desde a sua fundação até sua finalização, há pequenas regras implementadas que contribuem para sua existência, medidas prezando pelo bem maior: Seu investimento.

Então, dentro do grupo há certos limites de crédito, por exemplo: dentro do grupo o limite mínimo é de R$ 50 mil e o máximo de R$ 150 mil, dentro dessa linha, há uma série de créditos.

carta de crédito no consorcio
carta de crédito no consorcio

Caso haja a necessidade de um crédito maior que o atual, você poderá adquirir uma conta dentro do mesmo grupo, lembrando que é necessário que haja disponibilidade.

Algumas administradoras adotam uma quantidade mínima de redução na carta de crédito, entre 1 ou 3 vezes, dependendo do tempo de investimento e devem ser usadas com sabedoria.

Como funciona o Consorcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

carta de crédito no consorcio
carta de crédito no consorcio

A vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Benefícios do Consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Portanto, além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e SIMULE AQUI a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio