As parcelas do consórcio são fixas?

2470
As parcelas do Consórcio são fixas
As parcelas do Consórcio são fixas

O benefício do reajuste das parcelas, saiba porque não são fixas

O consórcio é uma excelente forma de adquirir bens, como a casa própria o carro, mas muitas pessoas têm dúvidas se as parcelas do consórcio são fixas.

Um dos motivos que fazem muitas pessoas refletirem na hora de investir no consórcio é o reajuste, o que não torna as parcelas do consórcio fixas.

Mesmo que haja o reajuste anual, os valores praticados são bem menores que outras opções financeiras, veja nesse artigo os detalhes sobre como funciona o reajuste anual.

Pois as mensalidades são compostas apenas de taxa administrativa e valor destinado a compra do bem, além disso há diversos valores que cabem no seu bolso.

Veja no vídeo abaixo o porque do consórcio ser uma compra PLANEJADA!

Veja em nossa outra matéria tudo sobre consórcio clicando aqui ou no próprio site da ABAC clicando aqui.

Por que as parcelas do consórcio não são fixas?

A primeira coisa que você interessado ou participante precisa entender é que todos precisam comprar algo, todos foram reunidos com o mesmo propósito.

Uns serão contemplados primeiros e outros depois, mas todos serão contemplados até o final do grupo, assim todos poderão realizar o sonho que tanto buscavam autofinanciando.

No Brasil todos os anos ajustes acontece no salário, a luz aumenta, o preço no supermercado fica mais caro e assim por diante e toda essa mudança influencia no mercado do seu objeto de interesse.

Os aumentos anuais das taxas governamentais mudam toda a estrutura econômica, por isso é importante que o seu investimento acompanhe a evolução do mercado atual.

Imagine da seguinte forma: “você contratou uma carta de carro no valor de R$ 10 mil e passou 2 anos até sua contemplação, certamente você não compraria o mesmo carro que 2 anos atrás”.

É justamente essa a proposta do reajuste, aumentar a carta de crédito para que seja o mais compatível possível com a realidade, assim poderá comprar algo melhor e do seu interesse.

É importante destacar que há vários índices que são usados como referência veja:

Powered by Rock Convert
  • Imóvel: Índice Nacional da Construção Civil (INCC)
  • Automóvel: Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou Tabela FIPE
  • Serviços: Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM)

Esses índices são aplicados de acordo com o interesse do seu investimento e o valor do reajuste é repassado no aniversário da sua cota, isso pode variar de uma administradora pra outra.

Mas como prática o reajuste é repassado após 12 meses do último reajuste, ou seja, se você fez em março de 2016 o reajuste deliberado no decorrer do ano, será repassado em março de 2017.

Consórcio compensa mais que financiamento?

Apesar do reajuste anual acontecer no consórcio variando as parcelas, ainda sim é mais vantajoso que o financiamento, que apesar de oferecer parcelas fixas, mas o valor final pago é quase o dobro.

O juro praticado pelas instituições bancárias é muito alto quando o assunto é evolução de índice de mercado, porque o banco não tem como repassar o novo percentual no mercado.

Para garantir o lucro sobre o empréstimo ou financiamento é calculado uma média dos percentuais futuros dos índices, o que encarece o produto ou serviço que deseja comprar ou contratar.

O reajuste que é repassado aos participantes no consórcio é sob medida ao novo índice de mercado, assim você não paga mais que o necessário para realizar seu sonho.

Apesar das parcelas do consórcio não serem fixas, ainda sim é uma das opções mais vantajosas quando o assunto é investimento.

Diferença entre o consórcio e o financiamento

Se você ainda está com dúvida qual compensa mais, vamos destacar a diferença entre os dois e quem sabe assim você toma a decisão correta.

Financiando

Uma opção muito usada principalmente por quem tem pressa de comprar um carro ou uma casa, porque a aquisição é quase que imediata, desde que aprovado e dentro dos critérios exigidos pelo banco.

No financiamento há juros que podem dobrar o valor usado, por isso é importante ficar de olho nas taxas oferecidas.

Consorciado

Para quem deseja uma compra parcelada, barata e sem entrada no faturamento, esse é o consórcio, a diferença do financiamento é que a compra está sujeita a contemplação da cota.

Não há juros no consorcio, apenas taxa administrativa, se comparado as duas opções financeiras, assim pagará o valor justo para realizar o seu sonho.

Se você gostou desse artigo compartilhe nas redes sociais com seus amigos!

Quer informações?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: http://c8a9d1f.contato.site/4518D.