As parcelas do consórcio são fixas?

3678
As parcelas do Consórcio são fixas
As parcelas do Consórcio são fixas

As parcelas do consórcio são fixas? Entenda o benefício do reajuste das parcelas

O consórcio é uma excelente forma de adquirir bens, como a casa própria, o carro novo, mas muitas pessoas têm dúvidas se as parcelas do consórcio são fixas. Um dos motivos que fazem muitas pessoas refletirem na hora de investir no consórcio é o reajuste no valor das parcelas, o que não torna as parcelas do consórcio fixas.

Mesmo que haja o reajuste anual, os valores praticados são bem menores que outras opções financeiras, veja nesse artigo os detalhes sobre como funciona o reajuste anual.

Veja no vídeo abaixo o porque do consórcio ser uma compra PLANEJADA!

Veja em nossa outra matéria tudo sobre consórcio clicando aqui ou no próprio site da ABAC clicando aqui.

Por que as parcelas do consórcio não são fixas?

O primeiro passo é entender que todo o grupo precisa de uma organização especial, afinal, todos querem realizar a compra do seu tão sonhado bem.

Alguns participantes podem ser contemplados primeiro e outros depois, mas todos serão contemplados até o final do grupo, assim, todos poderão ter seus bens em mãos.

No Brasil, todos os anos ocorrem alguns ajustes no salário e em outros aspectos financeiros, a luz aumenta, o preço dos produtos no supermercado ficam mais caros e toda essa mudança influencia no mercado financeiro.

Entenda as parcelas no Consórcio
Entenda as parcelas no Consórcio

Os aumentos anuais das taxas governamentais mudam toda a estrutura econômica, por isso, é importante que o seu investimento acompanhe a evolução do mercado atual.

Pense da seguinte forma: “você contratou uma carta de carro no valor de R$ 10 mil e passou 2 anos até ser contemplado, certamente você não compraria o mesmo carro que 2 anos atrás”.

Essa é justamente a proposta do reajuste, aumentar a carta de crédito para que seja o mais compatível possível com a realidade, assim, o contratante poderá comprar algo melhor e do seu interesse.

É importante destacar que há vários índices que são usados como referência veja:

  • Imóvel: Índice Nacional da Construção Civil (INCC);
  • Automóvel: Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) ou Tabela FIPE;
  • Serviços: Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM);

Esses índices são aplicados de acordo com o interesse do seu investimento e o valor do reajuste é repassado no aniversário da sua cota, isso pode variar de uma administradora pra outra.

Mas como prática o reajuste é repassado após 12 meses do último reajuste, ou seja, se você fez em março de 2016 o reajuste deliberado no decorrer do ano, será repassado em março de 2017.

Consórcio ou financiamento?

Apesar do reajuste anual acontecer no consórcio variando as parcelas, ainda sim o investimento é mais vantajoso que o financiamento, que apesar de oferecer parcelas fixas, trabalha com juros abusivos.

O juro praticado pelas instituições bancárias é muito alto quando o assunto é evolução de índice de mercado, porque o banco não tem como repassar o novo percentual no mercado.

Para garantir o lucro sobre o empréstimo ou financiamento é calculado uma média dos percentuais futuros dos índices, o que encarece o produto ou serviço que deseja comprar ou contratar.

Parcelas do consórcio
Parcelas do consórcio

O reajuste que é repassado aos participantes no consórcio é sob medida ao novo índice de mercado, assim você não paga mais que o necessário para realizar seu sonho.

Apesar das parcelas do consórcio não serem fixas, ainda sim é uma das opções mais vantajosas quando o assunto é investimento.

Parcelas no consórcio: Diferença entre o consórcio e o financiamento

Se você ainda está em dúvida sobre a contratação de um consórcio ou financiamento, vamos destacar a diferença entre os dois e quem sabe assim, você consegue tomar a decisão correta, não é mesmo?

Powered by Rock Convert

Financiamento

Uma opção muito usada principalmente por quem tem pressa de comprar um carro ou uma casa. Sua aquisição é quase que imediata, desde que aprovado e dentro dos critérios exigidos pelo banco.

No financiamento, há juros que podem triplicar o valor inicial, por isso é importante ficar de olho nas taxas oferecidas.

Consórcio

Para quem deseja uma compra parcelada, barata e sem entrada no faturamento, esse é o consórcio e consequentemente, a melhor opção. A diferença do financiamento é que a compra está sujeita a contemplação da cota.

Não há juros no consórcio, apenas taxa administrativa, se comparado as duas opções financeiras, o consorciado pagará um valor justo para realizar o seu sonho.

Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra. A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

A vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Consórcio ou financiamento?
Consórcio ou financiamento?

Parcelas no consórcio: Benefícios do Consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Conquiste o seu sonho

Com o Consórcio Nacional, você com certeza ficará mais seguro e tranquilo ao pensar em contratar um consórcio para a compra do seu bem.

Com mais de 18 anos no mercado, o Consórcio Nacional possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e simule aqui a compra do seu bem.

Quer informações?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: http://c8a9d1f.contato.site/4518D.