Lance no consórcio: Como funciona?

0
2637
como funciona o lance no consorcio
como funciona o lance no consorcio
Rate this post

Lance no Consórcio: Entenda como funciona e quais as vantagens e benefícios

No consórcio há duas formas de contemplação, por sorteio ou por lance, para aumentar suas chances de comprar o que tanto deseja, você precisa entender melhor sobre o que é Lance no Consórcio.

O lance ajuda o contratante a participar de dois sorteios na assembleia de contemplação, dobrando assim, suas chances de ser contemplado.

Antes de falar propriamente sobre o que é lance, é necessário entender um pouco da assembleia de contemplação, dessa forma, será mais fácil saber como os sorteios ocorrem e quais critérios são usados para a entrega do crédito por meio do lance.

Lance no Consórcio
Lance no Consórcio

Lance no Consórcio: O que é carta de crédito?

Quando é feita a adesão do consórcio, é feita também, a escolha do bem que será adquirido. Sabemos que as vezes as escolhas são difíceis, mas é preciso analisar suas finanças e entender qual a sua necessidade atual e optar entre a casa, a moto, o carro ou serviço que planeja contratar. Além disso, o valor do seu bem também deve ser estipulado.

Quando o contratante é contemplado, a carta de crédito é usada para a compra daquilo que tanto desejou, seguindo alguns critérios de compra, que serão informados assim que a administradora entrar em contato.

  1. Assembleia de contemplação

A assembleia de contemplação acontece todos os meses, de acordo com um calendário estipulado pela administradora ou pela loteria federal, você terá acesso a todas as datas. Fique tranquilo!

O fato é que apenas os participantes que fizeram a contribuição até o vencimento da mensalidade podem participar da assembleia, seja por sorteio ou lance.

2. Modalidade de contemplação

Os participantes que estão aptos a participarem da assembleia podem ser contemplados por duas modalidades: Sorteio e Lance. Todos os participantes têm chances iguais de receberem a carta de crédito, dependem apenas que o seu número de cota seja sorteado.

  • Contemplação por sorteio: O sorteio é a forma mais comum dos participantes receberem o crédito, já que a administradora deve contemplar pelo menos um participante nessa modalidade, mensalmente. Assim que o número é sorteado, o participante poderá iniciar a aquisição do bem que tanto deseja.
  • Contemplação por lance: Os participantes que desejam acelerar o processo de contemplação, podem optar por oferecer lances para a quitação do consórcio.

 Havendo saldo no grupo, a administradora deve contemplar o maior número de participantes. Após entregar o crédito do sorteado ela passará para os lances, ao participar das duas modalidades, você concorrerá duas vezes na assembleia.

Lance no Consórcio: Saiba como acelerar a entrega do seu bem
Lance no Consórcio: Saiba como acelerar a entrega do seu bem

Como funciona o Lance no Consórcio?

O Lance é uma oferta que você faz para aumentar as chances de receber a carta de crédito, dependendo da administradora você pode participar de 3 modalidades de lance, veja:

  • Lance livre: ofertar qualquer valor;
  • 50%: metade do valor da cota;
  • 25%: essa modalidade é muito usada, por causa do valor.

Para que todos tenham chances iguais, a administradora segue a contemplação seguindo essa ordem, assim, todos podem ofertar um valor dentro das suas condições e terem possibilidade de receber o crédito.

Algumas administradoras podem estipular um percentual ou definir um valor diferente, mas a essência é a mesma.

Algumas administradoras permitem que seja descontado até 25% da carta de crédito na oferta de lance, dessa forma, fica bem mais fácil planejar a sua oferta e ter grandes chances de contemplação.

1. Contemplado por lance

Quando contemplado pela modalidade de lance, é necessário pagar o valor ofertado em até 5 dias, ou no tempo estipulado pela administradora, para garantir que o crédito esteja disponível, caso contrário, ele irá para o suplente.

Após o pagamento o valor será abatido no seu saldo devedor, ou seja, você apenas antecipou sua quitação, nesse momento, poderá escolher como quer usar o saldo a seu favor, pode ser em desconto de parcelas de trás para frente ou no valor pago mensalmente.

Lembrando que, uma vez escolhido a forma de abatimento do lance não é possível voltar atrás. Por esse motivo é muito importante analisar todos os métodos disponíveis.

Contemplação no Consórcio
Contemplação no Consórcio

2. Dicas sobre como ofertar o lance no consórcio

Agora que você já sabe o que é lance, fica mais fácil participar da assembleia e ter grandes chances de contemplação. Veja algumas dicas sobre como ofertar seu lance no consórcio e receber o crédito o mais rápido possível:

  1. Conheça a administradora, saiba como seus processos funcionam;
  2. Analise o seu grupo. Mensalmente há um informativo financeiro com todos os lances livres contemplados, você pode se basear nas ofertas e planejar seu próximo lance;
  3. Se possível, use a seu favor os 25% do crédito que algumas empresas permitem;
  4. Você pode misturar os 25% da carta que algumas administradoras permitem e com recursos próprios, aumentar o valor para que uma boa oferta seja criada.

Lance no Consórcio: Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

Portanto, a vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Lance no Consórcio: Benefícios do Consórcio

Lance no Consórcio: Benefícios do consórcio
Lance no Consórcio: Benefícios do consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • Prazos estendidos em até 112 parcelas em algumas modalidades;
  • Liberdade na compra do bem (você pode adquirir automóveis 0km ou seminovos com até 10 anos de fabricação);
  • Não é necessário ter nome limpo para iniciar o plano de consórcio (apenas para retirar o carro na contemplação);
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Caso haja valores não utilizados da carta de crédito, mesmo depois da retirada do veículo, o cliente pode pagar a documentação do automóvel, acrescentar algumas opções e pagar o seguro;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Caso ocorra imprevistos que gerem atrasos nos pagamentos mensais, há a possibilidade de redução de crédito e negociação da parcela em atraso (antes da posse do bem);
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Sendo assim, além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e SIMULE AQUI a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Então ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativo clicando aqui: https://wa.me/Consórcio