Como cancelar o meu consórcio?

0
2832
Como cancelar o consórcio?
Como cancelar o consórcio?
Rate this post

Cancelar o Consórcio: Entenda porque desistir do investimento não é a melhor opção

Sabemos que há muitos sonhos que são deixados para outro momento da vida, assim como um investimento, principalmente para os participantes de um consórcio que precisam tomar uma decisão em uma hora difícil: Será que cancelar o consórcio é a melhor opção?

Cancelar o consórcio é uma decisão muito difícil para quem o participante. Desistir de um objetivo nunca é a melhor opção. Como cancelo o meu consórcio? Essa é uma pergunta que envolve uma tomada de decisão importante e o participante necessita saber quais as consequências dessa ação.

Devo cancelar o consórcio?

O pedido de cancelamento do consórcio é feito apenas por uma carta escrita de próprio punho, podendo enviar por e-mail ou apresentar em uma das unidades da administradora.

O cancelamento também pode acontecer por falta de investimento por mais que 90 dias, o grupo interpreta que a intenção do participante mudou então é feito o cancelamento automático.

Cancelar o Consórcio? Entenda as desvantagens
Cancelar o Consórcio? Entenda as desvantagens

O que acontece com o dinheiro ao cancelar o consórcio? 

Essa é uma pergunta muito importante que o participante precisa compreender para que  a decisão de cancelamento, seja tomada corretamente. Mensalmente todos os participantes fazem suas contribuições para que outros e inclusive você, tenha a possibilidade de comprar o que tanto deseja.

Por regra, a administradora deve contemplar o máximo possível de pessoas, com o dinheiro arrecadado no mês, logo não sobra muita coisa para o mês seguinte.O dinheiro pago por você mensalmente é entregue nas cartas de crédito para as pessoas contempladas, ou seja, seu dinheiro realizou sonhos e não fica em poder da administradora.

Ao solicitar o cancelamento você deixa de participar da assembleia de contemplação como concorrente a receber a carta de crédito e passa a concorrer como “cancelados”. Dessa forma, quando o seu número sai, você pode receber o valor pago até aqui, pelo consórcio.

Assembleia de cancelados

Mensalmente acontece a assembleia, momento esse aguardado pelos participantes ativos e cancelados, por quê?

Após a entrega dos créditos, também é feito um sorteio dos participantes que desistiram do investimento ou mudaram de objetivo.O participante concorre apenas na modalidade de sorteio, ou seja, para receber o dinheiro investido, o participante deve aguardar o sorteio da sua cota. Isso pode demorar um pouco, até que o grupo se encerre.

Quando cancelo o consórcio, o que eu recebo?

Essa também é uma pergunta muito importante, razão de muitos questionamentos pelos participantes na hora da devolução dos valores.

Desvantagens de cancelar o consórcio
Desvantagens de cancelar o consórcio

A desistência do consórcio não é aconselhável por duas razões: A devolução do valor não é imediata, como explicamos sobre a assembleia dos cancelados. E a segunda razão é que o valor não é devolvido integralmente, pois em cada mensalidade paga é composta de um percentual destinado ao pagamento dos créditos e manutenção da administradora e do grupo.

Dinheiro esse que é deduzido no momento da devolução, compreende-se que o interesse do participante mudou e a administradora manteve os serviços como prometido no contrato.

Em poucas palavras, você receberá o valor deduzido de taxa administrativa.

O que acontece com meu dinheiro enquanto espero o sorteio como cancelado?

O dinheiro fica aplicado numa conta e administrada pela empresa com rendimentos iguais a uma conta poupança, assim, você recebe um valor compatível com a realidade no momento do sorteio.

No entanto, quando chegar o momento de receber o valor ele virá com as devidas deduções. Além disso, em algumas administradoras é possível haver quebra de contrato gerando mais descontos.Se realmente a decisão é cancelar o consórcio, a administradora tem por regra e determinação do BACEN e apresentar ao contratante o que será descontado.

Assim, o cliente poderá avaliar um pouco melhor a situação e talvez mudar de escolha!

A maioria das administradoras tem a flexibilidade de crédito, ou seja, ao invés de cancelar, você pode reduzir a carta de crédito e pagar menos por mês, sem desistir do investimento.

Lembrando que é importante entrar em contato com a administradora, assim você receberá informações corretas e completas sobre essa possibilidade. Sabemos que o consórcio é uma excelente opção para quem deseja investir pagando pouco por mês, mas o importante é sempre optar pelo investimento.

Por algumas dificuldades momentâneas que infelizmente estamos sujeitos a enfrentar, podemos tomar decisões erradas. Antes de desistir do seu investimento, fale com a administradora, há algumas soluções e possibilidades.

Lembrando também que em último caso, você pode transferir para alguém a carta de crédito e pode negociar o valor já pago, com interessado. Quando as partes estiverem de acordo, apenas apresente à administradora e ela orientará como proceder.

Por que não Cancelar o consórcio: Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.

Como funciona o consórcio?
Como funciona o consórcio?

Esse montante arrecadado, servirá para que este grupo arrecade bens mensalmente por meio da administradora de consórcios, que é a empresa responsável por organizar todo o processo.

Por ser uma compra em grupo, ela é isenta de juros bancários, causando uma economia gigantesca no seu orçamento em relação a outras formas de compra.

A aquisição do seu carro poderá acontecer a partir de uma contemplação por lances ou sorteios.

A vantagem de um consorcio, é que você poderá quitar ou antecipar as suas parcelas sempre que tiver aquele dinheiro guardado. Com essa ação, você diminui ainda mais o seu tempo para adquirir o seu veículo.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração na hora de fazer um consorcio:

– Procure a melhor modalidade de consorcio;

– Saiba quanto você poderá gastar por mês;

– Procure uma financeira que tenha autoridade no mercado de consórcios;

– Entenda os prazos de pagamentos e valores.

Por que não Cancelar o consórcio: Benefícios do Consórcio

O consórcio também oferece alguns benefícios para você que está planejando pagar pouco por mês e ter seu tão sonhado bem:

  • Não há cobrança de juros (Mesmo com a taxa administrativa, o consórcio é cerca de 60% mais econômico que um financiamento);
  • Variedade de prazos e planos;
  • É possível quitar o seu financiamento;
  • Possibilidade de comprar mais de um bem com a mesma carta de crédito;
  • Parcelas de 40% a 80% menores do que um financiamento;
  • Ao ser contemplado por lance, o cliente tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas para que elas fiquem menores e o prazo de pagamento fique mais curto
  • Compra planejada;
  • Acesso online e suporte de pós-venda para acompanhar cada detalhe do plano escolhido, aonde estiver;
  • Caso ocorra imprevistos que gerem atrasos nos pagamentos mensais, há a possibilidade de redução de crédito e negociação da parcela em atraso (antes da posse do bem);
  • Possibilidade de aumentar ou reduzir a carta de crédito dentro da faixa escolhida;
  • Possibilidade de parcelamento do lance em até 4x, facilitando o pagamento.

Além destes benefícios, você poderá participar dos sorteios mensais, apenas mantendo suas parcelas em dia. E, caso queira, poderá ofertar lances para agilizar a retirada do seu bem.

Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!

Conquiste o seu sonho! Podemos ajudar você! Converse com um dos nossos especialistas e SIMULE AQUI a compra do seu bem.

Quer mais informações?

Ligue no nosso 0800 580 0249 ou converse conosco através do WhatsApp Corporativoclicando aqui: https://goo.gl/vQyBbK.